Historia da educaçao e da pedagogia
Por: Paty Silva • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
História da Educação e da Pedagogia
Profissionalização dos Professores da Educação Infantil
A história da educação ou de forma mais específica, a história das políticas educacionais,é interessante notar que muitas vezes as coisas que nos parecem tão familiares achamos que sempre existiram no entanto nem sempre foram da mesma forma.
Para entender a história da educação escolar como um todo, é preciso aprender e compreender os processos de organizações, os seus avanços e recuo, e as suas conquistas e dificuldades.
Pensar num processo de constituição da escola e ver que nem sempre ela foi o que é hoje, significa atentar para a historicidade das instituições escolar e as políticas voltadas para a instituição pública serem do jeito que são e não do outro.
No Brasil, desde os anos de 1.990, mas sobretudo, a partir do ano 2.000, na área da educação tem sido produzidas férteis pesquisas no diálogo com o conceito de memória.
Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a melhoria do processo de aprendizagem dos indivíduos através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
o pedagogo, que trabalha para garantir a melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: Administração e Magistério, de modo que tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e aptidões de cada aluno.
Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. Porém todos aqueles que atuam no processos educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc..) também podem conhecer os princípios básicos de pedagogia.
Como toda a sociedade porém, o trabalho realizado pelos docentes sofreu profundas alterações nos últimos anos. A base para as transformações estão na própria evolução vivida no mundo. Em outra situação, o professor tem tido uma vivência de dor em relação a violência nas escolas apesar de tantos aspectos negativos que envolvem a classe docente, ser professor deve ser muito mais um dom do que a própria dor.
A construção da identidade profissional na educação infantil, precisa ser discutida a luz do contexto histórica e cultural e considerar que ela não se constrói independente das identidades individuais e sociais. Ela passa por um processo dinâmico e complexo, sendo por tanto, necessário considerar o significados e sentidos, nos acontecimentos e nas trajetórias dos profissionais.
A profissionalidade docente visita da perspectiva das educadoras e docentes que também envolvem um trabalho com a criança e com a família, tendo em vista que esses profissionais colocam em ação, seus conhecimentos, competências e também seus sentimentos.
A profissão docente tem suas características próprias exige pensar a sua compreensão considerando os diversos contextos, tendo suas marcas e suas diferenças e semelhanças presentes nesse campo profissional.
Nesse sentido, as relações de trabalhos representam lugar de disputa, de luta e tentativa de reconhecimento dos professores pela delimitação de sua identidade profissional, tendo em vista ás especificidades do trabalho desenvolvido na educação infantil.
...