INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO
Por: kanaa Karipuna • 3/10/2019 • Projeto de pesquisa • 4.570 Palavras (19 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO[pic 13][pic 14]
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogo.
Orientadores:
FERREIRA. Maria Morais, Inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. 2016. 19 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Anapolis, 2015.
RESUMO
O presente trabalho aborda a questão da inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino, compreendendo um pouco do que é inclusão, as dificuldades da inclusão para o professor e para o aluno.
Assim analisa a interatividade entre esses alunos com professores e colegas de classe, principalmente porque escola/professores não estão preparados para receber esses alunos e os professores são os primeiros a começar todo o processo de inclusão, pois quando um aluno portador de necessidades especiais ingressa em uma escola, o professor é responsável por sua interação com os demais alunos e por suas atividades que através desta será possível ver a aprendizagem e o progresso desses alunos. Desta forma o objetivo principal deste trabalho aborda as dificuldades que esses alunos e pais sofrem no processo de inclusão escolar, já que esse é um dos maiores desafios da sociedade e envolve não só o aluno como também família, escola e sociedade. Através de um estudo aprofundado e de pesquisas e fundamentações teóricas é possível contribuir com as respostas de muitas dúvidas existentes quanto ao tema inclusão, visando à aprendizagem dos alunos com necessidades especiais no ensino regular.
Palavras-chave: Inclusão, aluno portador de necessidades especiais, professores.
SUMÁRIO
1. Introdução 5
2. Inclusão 7
2.1 - O QUE INCLUSAO 9
2.2 A INCLUSAO PARA PROFESSORES E ALUNOS 12
2.3 - O PAPEL DA ESCOLA INCLUSIVA 14
3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino 18
3.1 - Tema e linha de pesquisa 18
3.2 - Justificativa 18
3.3 - Problematização 18
3.4 - Objetivos 19
3.5 - Conteúdos 19
3.6 - Processo de desenvolvimento 19
3.7 - Tempo para a realização do projeto 20
3.8 - Recursos humanos e materiais 20
3.9 - Avaliação 21
4. Considerações Finais 22
5. Referências 23
INTRODUÇÃO
Diante de grande necessidade o tema para este trabalho foi estabelecido como inclusão de portadores de necessidades especiais no ensino regular. E para o desenvolvimento das recorrentes pesquisas foi utilizado como recurso à internet, biblioteca pública da cidade, artigos de revistas e textos, entrevistas, entre outros. Para cada artigo encontrado, foram tomados os devidos cuidados respeitando os direitos autorais, e de conferir a veracidade alicerçada a várias leituras para compreensão e entendimento do conteúdo.
Devido à falta de esclarecimento de muitas pessoas sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais, justifica-se a escolha desse tema perante uma sociedade que precisa vencer preconceitos, rever valores e buscar novos paradigmas diante de uma educação para todos. É importante que se verifique ainda se na prática existem condições necessárias de aprendizagem, atendimento apropriado para o desenvolvimento integral de potencialidades e habilidades na escolarização dos alunos e, principalmente, se a inclusão propícia essa aprendizagem.
Fez se necessário entender um pouco a respeito e percebe-se que esses alunos possuem capacidades suficientes para desenvolver atividades que são proporcionadas a eles de acordo com a necessidade de cada um, e a cada dia surge uma nova legislação que obriga as escolas a incluírem no ensino regular os alunos portadores de necessidades especiais. Se essas leis amparam essas crianças e elas são capazes de realizarem atividades em sala de aula, então porque escolas e professores não estão preparados para receber esses alunos?
O grande objetivo do processo de inclusão é garantir que os alunos portadores de necessidades especiais tenham o mesmo acesso a educação dada aos demais alunos, e em especial a mesma forma de participação nas aulas. As escolas devem estar preparadas para oferecer a eles o suporte adequado e garantir uma educação de qualidade.
Dentro da area da docência na educação infantil, o tema abordado nos alerta e nos faz refletir sobre a importância de todos estarem preparados para receber nossas escolas crianças com necessidades especiais, para que todos possam estar preparados para recebê-los de braços abertos e para isso precisamos trabalhar muito nossos conceitos.
As pessoas precisam estar abertas a novas mudanças, as escolas precisam estar bem estruturadas, ter um ambiente adequado e aconchegante para recebê-los, os professores precisam criar projetos que ajudem no desenvolvimento de cada um de acordo com suas necessidades, e a sociedade precisa nos ajudar nessa luta que é de todos, para que essas crianças não sejam excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem.
Para um aprofundamento melhor do tema usamos as referencias de alguns autores e também a observação e a vivencia com professores e a rotina com alunos portadores de necessidades especiais nas salas de aula e na escola, porque ninguém melhor do que o próprio aluno para servir de sujeito. Através de estágios realizados nas escolas, não passou despercebido a necessidade da preparação das escolas para receber esses alunos, e foi desenvolvido uma linha de raciocínio afim de verificar como é a atuação dessas crianças portadoras de necessidades especiais e dos professores em relação a elas dentro do processo pedagógico das escolas.
...