INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NOS DESAFIOS COTIDIANOS DA PRATICA DOCENTE
Por: jamillysantos • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.561 Palavras (11 Páginas) • 444 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
ANADEGE CRUZ SANTOS RA: 6582337876
DÉBORAH GOMES DA SILVA RA:6951493614
FELIDIANEFER GOMES FELIX RA: 6578284608
THAIS MARIA PEREIRA RA: 6579323369
VANESSA SMIRELLI RA: 6944445086
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professora-tutora Kristiane Rovina
CAMPINAS
Abril/2014
INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NOS DESAFIOS COTIDIANOS DA PRATICA DOCENTE.
Atualmente a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação dessa parceria, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem da criança, são elas que contribuirão na formação integral das crianças. Ambas com suas dificuldades uma vez que a família enfrenta seus problemas para cada fase, assim como a escola também enfrenta suas dificuldades diante de cada etapa da vida de seus alunos. Um dos maiores conflitos que a escola enfrenta é o fracasso escolar e esse problema é atribuído a muitos fatores inclusive os familiares.
Tendo em vista que a escola é uma instituição social que se caracteriza como um local de trabalho coletivo voltado para a formação de crianças e jovens sendo ela um espaço destinado ao trabalho pedagógico formal, ao entendimento de regras, à formação de valores éticos, morais e afetivos, ao exercício da cidadania. Porém, quando falta ao aluno um ambiente familiar saudável e equilibrado, no qual ele convive com uma desestrutura familiar, ele se deixa levar pelo impulso em direção da irresponsabilidade, gerando assim ações inadequadas e insensatas que irão desorganizar e prejudicar a formação do seu caráter e da sua personalidade.
As escolas devem usar todos os métodos de aproximação direta com a família, pois dessa forma podem compartilhar informações significativas em relação aos seus objetivos, recursos, problemas, além de questões pedagógicas. Mas sabemos que muitas situações tem sido transferido da família para a escola, funções que eram das famílias passaram a ser “obrigações” da escola. Com isso a escola vai abandonando seu foco, e a família perde a sua verdadeira função. Além disso, a escola não deve ser só um lugar de aprendizagem, mas também um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva. É nela que se devem conscientizar jovens e crianças a respeito dos problemas do mundo, falar sobre respeito, amizade, sociedade, etc. Sendo assim acreditamos que a interação entre escola e família nos possibilita refletir sobre que modelo e que valores são necessários ressaltar na construção da personalidade e que limites podem ser construídos para que cada uma - tanto escola como família - possam de fato reconhecer o seu papel.
Como dizem Montandon e Perrenoud (1987, p. 7), “de uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família”.
PROJETO
FAMÍLIA, ESCOLA E CRIANÇA
PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA
A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este tema visa promover a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.
Este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família.
- Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do dialogo
- Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola)
- Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
CRONOGRAMA:
O projeto será realizado durante todo o semestre distribuídos em vários momentos.
DESENVOLVIMENTO
1º momento :Conversação sobre o tema: Durante a roda de conversa questionar as crianças sobre família e sua importância na nossa vida.
2ºmomento: Filmes: Assistir ao filme branca de neve e os sete anões e questionar sobre a família da mesma.
3ºmomento: Passeio na casa dos alunos: Passear na casa dos colegas para conhecer os ambientes familiares dos mesmos. Fazer registro da visita
4ºmomento: Pesquisa da origem do próprio nome: Com ajuda dos familiares as crianças deverão pesquisar a origem do seu nome (De onde vem? quem escolheu? O que significa? 5ºmomento: Trazer fotografias da família: pedir que as crianças tragam fotografias da família para montar um painel.
6ºmomento: Mural com palavras magicas que ajudam na boa convivência: Confeccionar um mural com algumas palavras como: por favor, obrigado, com licença, bom dia etc.
7ºmomento:Piquenique coletivo (pais e crianças). Realizar um gostoso piquenique com os pais dos alunos, pedir que cada um colabore com algum prato como também com alguma atividade.
8ºmomento: Pesquisa da família montando a arvore genealógica: Com ajuda dos pais as crianças deverão trazer informações sobre a família para montar a árvore genealógica de cada criança.
...