Influência do Psicológico na Educação Infantil
Por: delma souza • 11/10/2018 • Monografia • 7.997 Palavras (32 Páginas) • 233 Visualizações
Influência do Psicológico na Educação Infantil
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Associada Brasil – FAB, para obtenção do título de Pós-Graduação em Educação Infantil, sob a orientação do Professor Marcio Kalikatres Stanojev Pereira.
São Paulo – SP
2016
Termo de Aprovação
O presente trabalho de conclusão, intitulado Caminho da Educação no Brasil, elaborado pelo aluno João Veríssimo Ferreira Silva, como requisito para obtenção do certificado para o curso de Licenciatura em Pedagogia, à Banca Examinadora composta pelos membros abaixo assinados e, sendo julgado adequado para o cumprimento do requisito legal previsto no Regulamento do TCC/MONOGRAFIA da Faculdade Associada Brasil foi aprovado obtendo a nota ______ (________________)
São Paulo SP, ______/_____/______.
_______________________________________________
Professor Orientador: Marcio Kalikatres Stanojev Pereira
Dedicatória:
Dedico este trabalho a massa brasileira que com alegria e sorriso no rosto sai cedo para trabalhar, volta tarde da noite deixando seus filhos em casa muitas vezes sozinhos para colocar o alimento na mesa para sobreviver e não perde a esperança de ter um governo que pense em seus filhos para que suas gerações tenham um futuro melhor.
Agradecimento:
Agradeço a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuirão para o meu crescimento pessoal. Cada puxão de orelha e cada bronca em que no momento eu não entendi, mas com o tempo conseguimos enxergar que nem tudo são flores, mas tudo contribui para o nosso crescimento.
Epígrafe:
“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol."
Pablo Picasso.
Resumo
O Papel da escola é de transformar e transmitir conhecimentos e no Brasil atual utilizamos alguns métodos de ensino importantes para essa troca de conhecimento.
Ao iniciar a escola o conhecimento adquirido em casa já começa a ser comparado, pois começamos a receber os conhecimentos dos professores incentivando a busca pelo conhecimento, criatividade e criticidade. Na educação infantil é comum confundir a educação pessoal do individuo com a educação escolar.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) é a regulamentação da educação no Brasil, denominada Lei Darcy Ribeiro nº 9.394 de 1996, afirma que a educação é um direito e todos e um dever do estado e da família.
A partir de 1960 a crença na da capacidade da psicologia em fundamentar cientificamente a educação e o ensino começam a desmoronar, levando ao questionamento do conceito da psicologia da educação como engenharia psicológica aplicada, ou seja, como disciplina responsável em transferir conhecimentos psicológicos à educação e ao ensino com finalidade de agregar conhecimento cientifica.
Compreender o indivíduo e a origem de seus comportamentos devemos sempre considerar o seu contexto social, considerando o meio de vida, trabalho no ambiente em que está situado. O indivíduo com suas experiências derivadas de suas escolhas, agrega a pedagogia o contexto real e social.
Paulo Freire (1968) em Pedagogia do Oprimido nos diz que não havia educação neutra, o processo educativo seria um ato político, uma relação entre o domínio e a liberdade das pessoas. A pedagogia que liberta as pessoas oprimidas deveria passar por discussões entre alunos e professores.
Trabalhar com a imaginação das crianças no processo de aprendizagem e desenvolvimento é essencial, as brincadeiras, o lúdico e os movimentos, pois através dessas vertentes criamos caminhos para desenvolver as capacidades das crianças, formando conceitos, selecionando ideias, elaborando hipóteses, criam relações lógicas, e se socializam.
Através do lúdico o aprender fica mais gostoso e mais leve, pois os ensinamentos são transmitidos através de brincadeiras gerando fontes de prazer com satisfação em aprender. O lúdico faz a ponte prazerosa da criança entre o mundo que vive.
Palavras Chave: Educação; Psicologia; Educação Infantil;Lúdico.
Abstract
The school's role is to transform and transmit knowledge and current Brazil use some important teaching methods for this exchange of knowledge. When starting school the knowledge acquired at home is already being compared, as we begin to receive the knowledge of teachers encouraging the search for knowledge, creativity and criticality. In early childhood education is common to confuse the personal individual's education with school education.
The LDB (Law of Directives and Bases) is the regulation of education in Brazil, called Darcy Ribeiro Law No. 9394 of 1996 states that education is a right and all and a duty of the state and the family. From 1960 to belief in psychology's ability to scientifically support the education and teaching begin to fall apart, leading to the questioning of the concept of educational psychology and psychological engineering applied, ie responsible discipline to transfer psychological knowledge to education and to education with the purpose of adding scientific knowledge.
Understanding the individual and the source of their behavior
...