Livro Chapeuzinho Amarelo
Por: aureliana07 • 25/2/2017 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 3.317 Visualizações
Leitura do livro: Chapeuzinho Amarelo
Autor: Chico Buarque
Nesta obra Chico Buarque fala sobre os medos e como lidar com eles, numa história onde sua personagem principal, uma menina chamada Chapeuzinho, deixa o medo controlá-la e de tão medrosa deixa de fazer quase tudo para se refugiar. A história só muda o rumo quando Chapeuzinho fica frente a frente com seu maior pesadelo, o Lobo, e começa a perceber que ele não é tão grande assim, nem tão feroz e muito menos tão assustador.
O autor nos faz refletir sobre nossos próprios medos afinal, quem nunca teve medo do escuro, quem nunca achou que tinha um monstro debaixo da cama, acreditou em fantasmas. Esses medos que amedrontam Chapeuzinho são os mesmos que nos apavoram.
A mensagem que o autor quer que entendamos é que basta encarar o medo para perceber que ele não é tão grande, logo ele vira um “cachorrinho”.
A obra apesar da similaridade com o nome Chapeuzinho como personagem principal e de ter um lobo, as semelhanças param por aí, pois diferente da obra de chapeuzinho vermelho, nesta a personagem principal luta apenas contra seus medos e seus monstros imaginários, e a intenção do autor é que possamos perceber que muitas vezes o medo está apenas dentro de nós mesmos, e ele vai ter o tamanho e a importância que damos a ele. É na verdade uma obra encorajadora, que nos permite a percepção de que estamos no controle, que podemos dar a importância que cada sentimento merece, e que se quisermos podemos deixar o medo bem escondidinho, num cantinho onde quase não se é possível perceber sua presença.
...