Ludicidade em Espaços Escolares e Não Escolares
Por: Daiane Dreger • 15/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.583 Palavras (7 Páginas) • 2.389 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso:Pedagogia EaD Semestre: 3º
Disciplina:Ludicidade em espaços escolares e não escolares
Professora Mestre:Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a):. RGM:
Polo:
Atividades da Aula 1
Todas as atividades deverão ser respondidas respeitando as Orientações gerais para cursar a disciplina de Ludicidadepostadas no Arquivo. Faça uma leitura criteriosa,salve e imprima para ter acesso com frequência atendendo os 13 itens ali descritos.
Antes de responder as questões estude com calma o conteúdo da Aula 1, assista a aula vídeo sobre Fundamentos da Ludicidadee leia o artigo postado no arquivo: Paideia, paidia ou ludus?
Atenção: as Atividades 4, 6 e 8 deverão ser postadas gradativamente, aguarde!
1.1Brincar é a principal atividade infantil, nessa atividade a criança entra em contato com o meio e com outras crianças. Sobre essa interação os autores confirmam:
I. Atividades que são necessárias para ela conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente ao seu grupo social e cultural.
II. A brincadeira facilita a imitação e a representação que vão desenvolver a inteligência simbólica e a linguagem.
III. Na brincadeira ela pode vivenciar ações impossíveis de realização na vida real.
IV. Na brincadeira ela usa a simbologia e a analogia para compreender o mundo que a cerca e manifestar suas experiências, marcadas por alegrias, medos, angustias e decepções.
V. Na brincadeira a criança expõem suas emoções, sem as restrições que ocorrem em outros momentos que exigem a seriedade da vida real.
São afirmações corretas:(Valor: 0,0 a 0,3)
A( ) I, II e IV
B( ) I, III e V
C( ) I, II e III
D( ) II, IV e V
E( X ) Todas as afirmações são corretas.
- O educador lúdico precisa conhecer a teoria que fundamenta o uso da ludicidade na educaçãoe dominar seus principais conceitos.
Marque com um X o conceito simplificado que define os brinquedos educativos:
(Valor: 0,0 a 0,3)
( ) Objetos ou suportes das brincadeiras, destinados a divertir a criança.
( X ) Materiais que permitem à criança ingressar no universo socio-cultural, ampliando o desenvolvimento das áreas psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais.
( ) Qualquer atividade espontânea ou momento de criação da criança que resulte em alegria, diversão e prazer.
( ) Todo jogo sujeito à regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação lúdica.
( ) Qualquer ação lúdica dirigida pelo professor com objetivos didáticos ou pedagógicos.
- Assista o vídeo “Fundamentos da Ludicidade”e caracterize como a brincadeira facilita a capacidade de representação infantil. Valor: 0,0 a 0,3)
R: A brincadeira é necessária sim para a criança se desenvolver em diferentes aspectos, os principais são: afetivo, cognitivo, motor, moral e, linguístico e, social. A brincadeira é uma ação lúdica onde, há momentos espontâneos da criança, onde haverá uma criação imaginária. Tendo representações variadas de interpretação e, interação social.
- Segundo Huizinga uma atividade é lúdica se apresenta cinco características. Descreva cada uma delas, conforme seu entendimento.Texto copiado não é pontuado. Valor: 0,0 a 0,4
- OCUPAÇÃO VOLUNTÁRIA: ação que se deve surgir das próprias crianças sem nenhuma intervenção de adultos.
- REGRAS LIVRIMENTE CONSEDIDAS: interação da criança onde se impõe regras sobre certa brincadeira ou jogo, mas com uma ótima aceitação, pois lhe dará prazer em realizas a brincadeira.
- FIM EM SI MESMO: refere-se a certo jogo ou ate mesmo uma brincadeira que deve ser efetuada apenas com a imaginação, sem objetos, brinquedos que a façam imaginar tal imagem, mas, que faça com que a brincadeira prossiga naturalmente em sua imaginação.
- TENSÃO E ALEGRIA: certa brincadeira onde se prossegue com seriedade e com algumas regras, mas sem a lhe interferir, pois aquela brincadeira ou aquele jogo lhe dará mais prazer aos participantes de realizar a atividade.
- DIFERENTE DA VIDA COTIDIANA: toda brincadeira acontece em um mundinho imaginário da criança, onde a mesma consegue imaginar certas coisas que na vida real são impossíveis que consigam realizar. Como fazer chazinho,e em seguida tomar sem a interferência de um adulto.
Atividades da Aula 02
Para responder as questões estude o conteúdo da Aula 2, faça a leitura do artigo “O brinquedo na educação: considerações...” e assista o vídeo: Histórico do uso dos jogos na Educação Ocidental.
2.1Escrevaparênteses Verdadeira (V) ou Falsa (F) conforme considerar cada afirmativa:
Valor: 0,0 a 0,6
Na Grécia Antiga, as expressões “paidia” (jogo) e“paidéia”(educação),eram similares porque brincando a criança aceitava as regras, as normas da sua cultura e, os jogos que imitavam as ocupações dos adultos, preparavam-na para a vida adulta. | (V) |
Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (Século IV), a educação era disciplinadora e as escolas só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas em desenvolver o intelecto, a criatividade e os jogos pela obediência. | (F) |
Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas. | (V) |
Afonso X, “O Sábio”, rei de Castela e Leon (Espanha- Século XIII), percebeu nos jogos uma importante contribuição cultural e solicitou que fosse organizada uma coletânea dos jogos da época e dentre eles, o xadrez e a dama. | (V) |
Pestalozzi (1746-1827) foi influenciado pela obra “Emilio” de Rousseau. Fundou escolas e escreveu seu método pedagógico na obra “Como Gertrudes ensina suas crianças”. É consideradoum dos pioneiros da pedagogia moderna. | (V) (F) |
Froebel foi o primeiro educador a elaborar uma proposta pedagógica para a pré-escola, destacando a relevância dos brinquedos em sala de aula. Fundou o primeiro jardim de infância em 1837. | (V) |
...