Lúdico e Musicalização na Educação Infantil
Por: TAAYLANA • 12/6/2018 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 592 Visualizações
Alunas: Ana Carolina Borges
Dirlei Neris
Silvania Camargo.
Professora: Roselene Zago
Disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem.
Data: 07/06/2018.
Tema: Lúdico e Musicalização na Educação Infantil. A música possui um papel de extrema importância nos primeiros anos de vida de uma criança, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ajudar no ensino aprendizagem e no conhecimento da sensibilidade, criatividade, no qual ela desenvolve o gosto pela música.
“ Arraiá da Uniasselvi”
Atividades que serão desenvolvidas:
- História da Festa Junina;
- Dança da quadrilha;
- Comidas típicas;
-Desenho para colorir;
Tempo: 30 minutos.
Material:
- Música;
-Desenho;
- Comida;
Objetivos:
- Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música;
- Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal; - Utilizar músicas conhecidas pelos os alunos; -Brincar com a música;
Quantidade de alunos e faixa etária: 12 alunos de 8 a 10 anos.
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Na educação infantil a música traz inúmeros benefícios para criança, sendo que engloba o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, linguístico e socioafetivo. As atividades realizadas através da música auxiliam na comunicação da criança, por ter característica lúdica e expressiva, assim tendo um melhor envolvimento social.
A criança se desenvolve muitas vezes brincando e a música é uma forma divertida e alegre de estimular a mesma, pois funciona como uma ponte entre a escuta e a fala. De maneira em geral a criança passa a imitar o que ouve e transforma em sons e movimentos rítmicos através do corpo, formando assim balbucias, timbres e por consequência as palavras onde cria vínculos afetivos entre ela e a música.
A partir dessa relação construída com a música é que a criança se expressa na vida e o contato com o repertório musical estreitando as suas relações e tradições, na medida que vão crescendo tendo a ter uma desenvoltura social. A música desenvolve a criatividade na criança e atitude mais positiva, mais capacidade de criar e inventar o mundo a sua volta, capacitando ela a um raciocínio melhor, tornando mais eficiente nas suas escolhas.
...