TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MORTE DE CUIDADOS EDUCATIVOS ESPECIALIZADOS - ESA

Por:   •  10/3/2018  •  Artigo  •  3.666 Palavras (15 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE XV DE AGOSTO _ FAQ

                                         Mariuza Vera Lucia Pacheco de Ataíde

                                        mariuzaprofsurdos@gmail.com

O SURDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

RESUMO

Na atualidade contemporânea, visando à integração o acesso do educando com deficiência auditiva, seja essa deficiência considerada: leve, média, moderada, severa ou, até a perca total auditiva no conteúdo escolar em escolas de ensino regular, o (AEE) Atendimento Educacional Especializado, deve atentar para perfazer as necessidades dos educandos com as suas devidas especificidades. Visamos o atendimento previsto no (AEE) no tocante a complementação para a ampliação do aprendizado na rede de ensino regular. Dentro de suas especificidades traz em sua base, recursos essenciais primordiais para a quebra de paradigmas, tendo como foco os educandos com deficiências seja ela de cunho voltado para os surdos ou para outras patologias no tocante a educação especializada. Esse artigo esta embasado nos parâmetros educacionais, nos remete a Constituição Federal no qual orienta que o Atendimento Educacional Especializado seja realizado no contra turno do estabelecimento escolar, que o mesmo seja feito dentro dos muros da educação.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado, Educando com deficiência, ampliação do aprendizado.

ABSTRACT

In contemporary times, in order to integrate the access of the learner with hearing impairment, this deficiency is considered: light, medium, moderate, severe and even total loss of hearing in school content in schools of regular education, (AEE) Specialized Educational Attention, Must attend to the needs of learners with their specific characteristics. We aim at the assistance provided in the (AEE) regarding the complementation for the expansion of learning in the regular education network. Within its specificities, it has at its core essential resources for the breaking of paradigms, focusing on students with disabilities, whether it is for the deaf or for other pathologies in specialized education. This article is based on the educational parameters; it refers us to the Federal Constitution in which it directs that the Specialized Educational Assistance be carried out in the back of the school that the same be done within the walls of education.

Key words: Specialized Educational Assistance, Educating with disabilities, expanding learning.

INTRODUÇÃO

 

O Tema citado é relacionado ao atendimento especializado de crianças, adolescentes, jovens e adultos que tenham deficiência auditiva, que estejam matriculados em escolas estaduais ou municipais de ensino regular, que possuam laudo médico para a aquisição desse atendimento especializado.

        

“O surdo não é mudo, não é deficiente, não é alienado mental e também não é uma cópia mal feita do ouvinte”. “Ele é Surdo, humano autor e ator de inúmeros personagens...”

Maria Cecilia de Moura/fonte: APAS- JABOTICABAL – SP

Relato que, essa introdução está baseada nos parâmetros da educação, dentro do núcleo escolar regular, ressalto que este núcleo comumente é voltado para educandos ouvintes.

Busquei parâmetros, no intuito de incluir o educando surdo no contesto escolar em sala de aula de recurso multifuncional, arraigados há tempos no contesto escolar.

Segundo o texto da Política da Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC; (01/2008) é o Atendimento Educacional Especializado – AEE, um serviço da educação especial que “[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas” (SEESP/MEC, 2008).

Este artigo visa:

  • Ser um artigo desenvolvido buscando a primazia no mister de direcionar o educando surdo, para um excelente desempenho com o auxílio do (AEE) Atendimento Educacional Especializado.
  • O tema de real interesse, abordado no decorrer do curso de Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado.
  • Através desta especialização busquei um entendimento mais abrangente, de como desenvolvermos um melhor atendimento para os educandos surdos. Dessa forma, procurei um maior entendimento de como se dará a aprendizagem de pessoas com esse tipo de deficiência, e através desta qualificação nos remete a certeza de uma visão ampliada dentro dessa especificidade.

Na década anterior ao século XX, e início do século XXI, diversos pesquisadores e autores proporcionaram auxílio aos educandos de escolas comuns, atentando para a importância das diversidades visando o reconhecimento da habilidade de cada ser humano.

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS COM SURDEZ

O estudo relacionado à educação voltado a educandos portadores de necessidades especiais auditivas remete a inúmeros questionamentos, possibilidades e limites, a quebra de paradigmas em diversos posicionamentos da sociedade, para as pessoas com necessidades especiais seja ela auditiva ou não.

Segundo POKER (2001) as trocas simbólicas provocam a capacidade representativa desses alunos, favorecendo o desenvolvimento do pensamento e do conhecimento, em ambientes heterogêneos de aprendizagem. No entanto, existem posições contrárias á inclusão de alunos com surdez nas turmas comuns, em decorrência da compreensão das formas de representação da surdez como incapacidade ou das propostas pedagógicas tradicionalmente desenvolvidas para atendê-los que não consideram a diversidade linguística.

A escola regular deve proporcionar aos educandos com necessidades especiais auditivas, a escolarização ainda que seja no contra turno escolar favorecendo assim o aprendizado na Língua Portuguesa, e ampliando o ensino em LIBRAS.

Atividades pedagógicas voltadas para educandos surdos na escola regular devem ser trabalhadas em um local no qual se torne bilíngue, em outras palavras, em um espaço físico que seja como fontes principais: Língua Portuguesa e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais usando como base para primeira e língua segunda língua.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A Política Nacional de Educação Especial, adentrando a Educação Inclusiva (2008) é o AEE – Atendimento Educacional Especializado, um trabalho da educação especial que “[...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e acessibilidades específicas” (SEESP/MEC, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (322.2 Kb)   docx (175.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com