MOTIVAÇÃO E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA
Por: Fabiana Lopes Magalhaes • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.982 Palavras (8 Páginas) • 317 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO MACAÉ/RJ
CURSO DE PEDAGOGIA - 6ª série
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA EMPRESARIAL, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS.
FABIANA LOPES MAGALHÃES – RA 2810281336
MOTIVAÇÃO E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA – EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS
MACAÉ – RJ
2017
FABIANA LOPES MAGALHÃES – RA 2810281336
MOTIVAÇÃO E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA – EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS
[pic 2]
Macaé – RJ
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ...................................................................................................................1
- PROJETO DE INTERVENÇÃO: “A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO”.....1
- OBJETIVOS.........................................................................................................................2
- RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.............................................2
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................3
- METODOLOGIA.................................................................................................................3
- APRESENTAÇÃO DA PALESTRA SOBRE A TEMÁTICA “A EDUCAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO”................................................................................................3
- VIVENCIANDO PROFISSÕES .........................................................................................4
- CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................5
ANEXOS
- INTRODUÇÃO
A educação de jovens e adultos (EJA) assume, na atualidade, relevância até então nunca vista, possibilitando a elaboração de programas e projetos que visam à garantia da educação básica e qualificação profissional para os sujeitos dessa modalidade de ensino. É destinado a jovens e adultos que não tiveram acesso ou que por algum motivo não puderam concluir o ensino na idade própria. É um curso ofertado a jovens a partir dos 15 anos de idade, pela secretaria de educação, presencial ou a distância.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.304, de 1996, no artigo 37, evidencia preocupação em garantir a continuidade e acesso aos estudos por aqueles que não tiveram oportunidade em idade própria. O parecer CEB/2000, regulamentou “As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos’’ (CEB nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000.), preconiza que a EJA então não possui mais a função de suprir somente a escolaridade perdida, mas sim a função reparadora, qualificadora e equalizadora, e é garantida dessa forma na legislação.
Os desafios da EJA perpassam pela desmotivação do aluno, a falta de qualificação dos profissionais e metodologias inadequadas, porém isso vem mudando ao longo dos anos e o grande desafio é motivar esse aluno permanecer na escola.
Dentre os diversos assuntos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), um dos mais discutidos diz respeito à necessidade de as escolas envolvidas com esta modalidade de ensino contemplarem concepções, currículos e metodologias voltados para o mundo do trabalho. Tanto os jovens, quantos os adultos, ao matricularem-se em uma escola desta modalidade precisam ser preparados e qualificados para um mercado de trabalho que é cada vez mais exigente, desafiador e competitivo. Todavia, observa-se que ainda hoje o ensino da EJA abriga um grande tradicionalismo curricular e metodológico que acaba por oferecer ao estudante um número excessivo de conteúdos dissociados de sua vida profissional.
- PROJETO DE INTERVENÇÃO: “A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO”
Nome da escola: Escola Municipal Parada
Público Alvo: São 20 alunos do EJA nas idades de 25 a 35 anos, que evadiram da Escola no 1º ano do Ensino Fundamental I.
Nome da Empresa parceira: OMG Consulting
Nome do Pedagogo responsável: Marlene de Sá Faustino – Pedagoga Empresarial
OBJETIVOS
O presente projeto tem por objetivo ultrapassar a alfabetização dos jovens do ensino EJA, da Escola Municipal Parada motivando-os a alcançar novas relações, estabelecendo metas, melhorando a perspectiva de vida. Aproximando assim os alunos do campo de trabalho da pedagogia empresarial da qual atualmente no cenário da globalização as empresas voltam suas atenções para o mercado que a cada dia fica, mas competitivo, surgindo novas dificuldades com relação à formação do profissional qualificado, onde o comportamento humano deve ser conduzido em direção a um objetivo determinado e a Pedagogia, como ciência e arte da Educação, se envolve neste novo cenário dentro das organizações.
RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Na atualidade estar preparado para o mundo do trabalho é uma obrigação natural. Desde o início da vida escolar, somos compelidos a “escolher” uma profissão. Quando conseguimos um ofício e somos bem sucedidos, temos o reconhecimento social; porém, quando ocorre o contrário, somos comumente julgados como aqueles que não se esforçaram. Não raramente quando alguém se encontra numa situação de desprestígio socioeconômico é muito comum ouvir frases do tipo: "não tem sucesso profissional porque não estudou"; ou, "não levou a escola a sério, por isso é um fracassado". Ou seja, questões desse tipo, relacionadas ao trabalho, são quase sempre associadas à vida escolar dos sujeitos.
...