MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: trali • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.995 Palavras (8 Páginas) • 336 Visualizações
FACULDADE POLIS DAS ARTES
Nome do curso
Patrícia
A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aprendendo com criatividade.
2015
EMBU DAS ARTES
FACULDADE POLIS DAS ARTES
Patrícia
A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aprendendo com criatividade.
Artigo com objetivo de aprovação na instituição Faculdade Polis das Artes a que é submetido no curso de (123456789) sob a orientação acadêmica Prof (123456789)
2015
EMBU DAS ARTES
SUMÁRIO
Resumo/ abstract
Introdução
Educação infantil aspectos básicos
Música e a educação infantil
Considerações finais
Bibliografia
RESUMO
Este documento apresentará os conceitos principais sobre a importância da musica como instrumento educacional nos anos iniciais do ensino, além das fases do desenvolvimento infantil e as melhores aplicações da musica para propiciar a criança um aprendizado completo que visa o conhecimento cientifico e social.
A educação infantil é hoje uma fase que se é reconhecida a importância para o aprendizado durante o decorrer da vida, portanto a utilização de recursos que possam favorecer este processo é fundamental e a ludicidade oferecida pela musica se torna necessária, pois é um recurso que independe de recursos financeiros e é acessível a todos os profissionais e escolas, muitas questões relacionadas com o aprendizado individual infantil podem ser atendidas através desta forma de interação aproximando os alunos e professores de forma única, além de valorizar o aprendizado cultural tão relevante a um formação global. O artigo é concluído fazendo relação entre os temas abordados concepções atuais do trabalho com a educação infantil.
Palavras chave: infantil, música professor.
ABSTRACT
This paper will present the main concepts about the importance of music as an educational tool in the early years of education, in addition to the stages of child development and the best applications of music to provide the child a complete learning aimed at the scientific and social knowledge.
Early childhood education today is a phase that is recognized the importance for learning during the course of life, so the use of resources that can assist with this process is crucial and playfulness offered by music becomes necessary, it is a resource that is independent financial resources and is open to all professionals and schools, many issues related to child individual learning can be met through this form of interaction approaching students and teachers only way, and value cultural learning as relevant to a global training . The article concludes making relationship between the themes of the current conceptions work with early childhood education.
Tags: children, music teacher.
INTRODUÇÃO
Pelo meio deste artigo procura-se realizar uma reflexão acerca da educação infantil e da utilização da música. Visando buscar as compreensões da importância da utilização deste elemento nas praticas educacionais durante este período tão importante da formação que é a infância, além do que analisar brevemente o panorama da educação infantil para melhor conceituar sobre a importância e aplicação das teorias nas salas de aula reais.
O documento ainda traça uma referencia do papel da música na educação infantil, não apenas como experiência sensorial, mas também como facilitadora do processo da didática do educador, como aparelho para tornar a escola um lugar mais lúdico, e também ampliando o conhecimento do próprio conceito social do aluno, sendo a musica uma parte da cultura que é acessível a todos.
Também aborda a questão da integração que é oportunizada através deste trabalho, pois o professor pode expor diferentes gêneros que possam retratar a diferentes realidades, culturas e heranças familiares representadas em sala de aula. Por fim, indica a música como um elemento já utilizado mais que porem não cai no senso comum pois oportuniza muitas formas de trabalho e inclusão social no que se diz respeito da educação infantil.
EDUCAÇÃO INFANTIL ASPECTOS BASICOS
Quando as crianças iniciam o processo na Educação Infantil, elas passam por uma nova trajetória de desenvolvimento que é única por se tratar de uma época tão especial onde à criança inicia mais fortemente o convívio social. Nesta etapa, ela ganha segurança no andar e mergulha definitivamente na descoberta.
Conceitos básicos
Sabemos que até seis anos de idade o ser humano atinge cerca de 80% do seu desenvolvimento biopsicossocial. A falta de atendimento adequado nesta fase provoca danos irreversíveis na maturação da criança. Aléxis Carrel disse: “O tempo da primeira infância deve ser utilizado de todas as maneiras imagináveis para a educação. A perda desses momentos é irreparável. Em lugar de deixar improdutivos os primeiros anos de vida, é preciso cultivá-los com o mais minucioso dos cuidados”.
Tendo em vista os conceitos da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, a Educação Infantil tem como fim cooperar para um desenvolvimento completo criança.
É um dos desafio mais contínuos para o docente atender as necessidades fisiológicas e psicológicas de uma criança, consentindo a elas, uma aprendizagem expressiva, que estimule sua capacidade e habilidade.
A criança está espontaneamente apta a compreender tudo que se relaciona à sua vida cotidiana, sejam elas físicas ou psicológicas, e ao meio em que vive.
A criança durante a educação infantil passa por diversas fases e sua compreensão é fundamental para que o professor possa oferecer a criança as melhores atividades para seu desenvolvimento global, ela é dividida em quatro fases, físico, intelectual, social e emocional:
...