Matemática na educação infantil
Por: Jessicacoqueiro • 30/4/2018 • Projeto de pesquisa • 594 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
A matemática está presente na vida cotidiana de todo cidadão, por vezes de forma explicita e por vezes de forma sutil. No momento em que abrimos os olhos pela manhã e olhamos a hora no despertador, estamos lendo na linguagem da matemática, exercitando nossa abstração e utilizando conhecimentos matemáticos que a humanidade levou séculos para construir. Na sociedade atual, a matemática é cada vez mais solicitada para descrever, modelar e resolver problemas em diversas áreas da atividade humana, desde a medicina a uma simples costura. Apesar de se apresentar em praticamente todas as áreas do conhecimento nem sempre é fácil e na maioria das vezes parece impossível sua compreensão.
Aprender matemática é uma tarefa árdua para a maioria das crianças e adolescentes com vida escolar ativa. Mas por que nossas crianças apresentam tanta dificuldade em aprender matemática? A resposta para tal dúvida nos remete ao nossos tempos de estudantes, no inicio da nossa escolarização, e que tipo de lembrança temos de nossas aulas? O medo, a ansiedade e o castigo são recordações frequentes sobre essas aulas. A memorização da “famosa” tabuada, junto com as longas sequências numéricas. As listas de problemas, ai como era difícil adivinhar qual continha ensinada pelo professor deveria ser usada em cada um. Quantas e quantas vezes a matemática nos pareceu tarefa de mágico, não bastando a sua complicação numérica, eles foram sendo substituídos por letras os “benditos” x e y, que nos atormentava sem cessar.
Se como alunos nossas experiências com a matemática não era das melhores, imagine como deve ser hoje. Não é muito raro ouvir dos alunos e alunas dos cursos superiores das áreas de humanas ou biológicas que a escolha representou um grande alivio, por afastá-los da disciplina que sempre lhes causou tanta frustração: a MATEMÁTICA, é claro, e que se pudessem não se deparavam com ela novamente.
O resultado da mal sucedida relação com a matemática, é visivelmente presente em salas de aulas da educação infantil e das series iniciais, muitas das vezes a matemática é deixada de lado, a prioridade é alfabetizar, e quando é trabalhada, consiste no ensino de sequências numéricas, formulas, nomenclaturas, enfim, acaba parecida com o que o que vivenciamos quando éramos estudantes.
A grande novidade se consiste no uso de materiais de manipulação ou comumente chamados de materiais concretos, os quais nem sempre correspondem às expectativas neles depositadas. Mas como fazer com que nossos alunos gostem de uma disciplina da qual às vezes nem seus professores gostam?
Atualmente o ensino de Matemática vem sofrendo mudanças significativas, principalmente no que se refere a métodos e técnicas de aprendizagem. A utilização das historias em quadrinhos nas aulas de matemática é uma delas. Os Quadrinhos podem ser utilizados de forma a desenvolver a criança abordando conceitos matemáticos de forma lúdica e criativa, estimulando a imaginação e a criatividade e, fundamentalmente, despertando o interesse pela leitura e a escrita.
A historia elaborada pelo grupo tem como objetivo apresentar aos alunos da educação infantil as formas geométricas planas e os números; ampliar os conhecimentos relacionados a formas e números, e suas aplicações em diferentes contextos; identificar elementos da matemática presentes nas histórias e no cotidiano.
Atividades propostas:
- Jogo robô mania- nesse jogo a criança deve pintar as formas geométricas de acordo com a legenda (aborda-se o nível mental de correspondência)
- Jogo da classificação- a criança deve agrupar a formas geométricas de acordo com o numero de lados, forma e/ou cor solicitado (aborda-se o nível mental de classificação).
- Jogo qual é a peça- a criança deve identificar a figura que se pede observando suas características (aborda-se o nível mental de comparação)
...