Metodologia Empregada pelo professor na aprendizagem de ciências naturais
Por: Flavia Marques Furtado • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.233 Palavras (9 Páginas) • 368 Visualizações
[pic 1]
SILVANA LAZARA DE REZENDE
METODOLOGIA EMPREGADA PELO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS
ANÁPOLIS - GO
2018
SILVANA LAZARA DE REZENDE
METODOLOGIA EMPREGADA PELO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS
Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de graduação com fundamentos da educação infantil e anos iniciais, para a Faculdade Educacional da Lapa (FAEL)
ANÁPOLIS - GO
2018
RESUMO: Este trabalho buscou pesquisar e identificar as diferenças metodológicas didáticas utilizadas pelo docente na aprendizagem. Tendo como objetivo possibilitar reflexões acerca de importância do ensino de ciências para o desenvolvimento do aprendente, indicando procedimentos metodológicos adequados e que beneficiem o método de ensino e aprendizagem. O ensino de ciências naturais tem grande importância no que diz respeito alfabetização e a formação integral do cidadão que não se significa apenas no ler e escrever, mas também numa ‘’alfabetização cientifica’’, que engloba todas as modalidades do processo alfabetização, buscando assim, validar a necessidade de metodologias inovadoras para que alunos possam aprender de maneira eficiente e eficaz. Os procedimentos adotados para realização deste trabalho foram à pesquisa e revisão bibliográficas, de artigos e demais trabalhos acadêmicos disponíveis na internet.
Palavras Chaves: Ciências naturais; metodologias, Ensino e Aprendizagem.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO.............................................................................................04
2 - DESENVOLVIMENTO DO TEXTO..............................................................06
2.1 - ORIGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS..........................................08
2.2 - MÉTODOS MAIS UTILIZADOS...................................................09
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................11
4 - REFERÊNCIAS............................................................................................12
1 - INTRODUÇÃO
O ensino de ciências naturais passou a ser visto como uma contínua de conhecimentos, que visa a investigação, discussão e pesquisa. A cada dia, mais e mais pessoas podem participar e compreender o conhecimento cientifico, com o objetivo de buscar uma melhor qualidade de vida e criar condições para analisar questões relacionadas á saúde, á preservação ambiental, ao futuro do planeta etc. Isso se deve á democratização das sociedades é conseqüentemente , da educação.
A importância de se criar condições, nas escolas, que permitam ao aprendente o acesso aos saberes constituídos socialmente e reconhecidos como fundamentais para o exercício da cidadania. Isso põe meio de orientações didáticas em pauta no documento de ciências que são: Planejamento, unidades e projetos; Temas de trabalhos e integração de conteúdos; Problematização, busca de informação em fontes variadas (observação, experimentação, trabalho de campo, textos e informática).
O ensino é tido como um processo universal, e como tal apresenta um longo histórico global, sendo de fundamental importância para a sociedade contemporânea, na qual, pouco se sabe, acerca desse fenômeno inerente da ação humana. Desta forma, novos conhecimentos podem contribuir para melhorar a forma do profissional (GAUTHIER ET AL 1998).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de ciências estabelecem que o processo de ensino e de aprendizagem escolar deve objetivos uma metodologia participativa, através da qual os conhecimentos prévios dos alunos precisam ser levados em considerações, sendo o ambiente escolar (sala de aula entorno da escola, dentre outros locais). Visto como um laboratório para o desenvolvimento de situações didáticas.
A prática docente de ciências do ensino fundamental e a leitura dos referenciais bibliográficos evidenciam a necessidade da realização de pesquisa de caráter empírico para reflexão a respeito deste, propiciando a descoberta de estruturas que possam facilitar o processo ensino-aprendizagem bem como a compreensão da realidade das salas de aula e das possibilidades de transformá-las em um espaço de produção de conhecimentos significativo para os sujeitos desse processo.
2 - DESENVOLVIMENTO DO TEXTO
A ciência e a tecnologias estão presentes no dia a dia das pessoas através de seus impactos e conseqüências, bem como nos produtos que consumimos e trazem conseqüências para a sociedade e para o meio ambiente. É importante que o docente aborde temas curriculares apropriados que fazem parte do cotidiano de seus alunos, desenvolvendo assim, um trabalho relacionado a ciência e tecnologia, seus impactos, vantagens e desvantagens.
A importância do ensino é reconhecido por pesquisadores da área em todo o mundo, em concordância á inclusão de temas, relacionados a ciência e a tecnologia, conhecimentos estes, que estão em toda parte e que necessitamos compreende-los.
Para FRANCALANZA; Amaral & Gouveia (1986) o ensino de ciências, além dos conhecimentos, experiências e habilidades no que diz respeito a está matéria, deve desenvolver o pensamento lógico e a vivência de momentos de investigação, agregando para o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão criação, discriminação de valores, julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão, ação, entendidos como sendo objetivas do processo educativo. As habilidades descritas são instrumentos de suma importância para a vida do aluno, pois estas habilidades estarão presentes em muitas situações de sua vida.
O acesso ao conhecimento cientifico se dá em diferentes ambientes e de diversas formas, mas é na escola que a formação de conceitos científicos é verdadeiramente introduzida, permitindo ao ser humano a compreensão da realidade introduzida, permitindo ao ser humano a compreensão da realidade e a superação de problemas que surgem diariamente.
É de suma importância que os alunos conheçam e interpretem os fenômenos naturais, interpretando a natureza e si situando no mundo em que vive.
Sobre o ato de ensinar, podemos dizer que ensinar é um processo de transmissão do conhecimento, é passar par o docente algo que para ele até então era desconhecido, ensinar sem mais palavras significa instruir o saber. O verdadeiro papel do pedagogo é estimular o crescimento cognitivo de cada individuo, fazendo que cada criança busque dentro de si a ‘’formula da inteligência’’, com intuito de acelerar, o processo de ensino-aprendizagem, e em outras palavras o professor deve estimular a mente do aluno para que ele próprio alcance o conhecimento necessário para o próprio desenvolvimento.
...