O Desafio Profissional 3º Periodo
Por: BLEIR1987 • 2/4/2024 • Trabalho acadêmico • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 66 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação à Distância
DESAFIO PROFISSIONAL
Aluno(a): Antônio Bleir Bonifácio Dos Santos
RA: 7787815440
Matérias envolvidas: Avaliação e Currículo, Educação Inclusiva, Multimeios Aplicados à Educação e Competências Profissionais.
Curso: Licenciaturas núcleo comum (artes visuais, geografia, matemática, história, pedagogia e letras)
Tutor(a): Tiago Borges
Belo Horizonte, 06 de Junho de 2018.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho pedagógico, visando a atender as expectativas da nossa coordenadora pedagógica Juliana, se fez necessária a elaboração de proposta de trabalho docente que auxiliei no desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita por meio de recursos tecnológicos, a fim de que nossos alunos atinjam o letramento em si.
Tendo em vista que a habilidade de ler e escrever e interpretar, que são essenciais para a formação de cidadãos críticos conscientes e capazes de transformar o ambiente a sua volta e o mundo por consequência.
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde a era da informação, traz a cada dia, mais e mais recursos tecnológicos que nos ajudam na construção de um lugar melhor para se viver, desde que se fizermos um bom uso destas tecnologias.
Por tanto precisamos que nossos educandos possuem habilidades tecnológicos bem fundamentados que os ajuda nos processos de ensino e aprendizagem, para se alcançar tais níveis de habilidades e primordial ter uma base sólida no que diz respeito ao letramento no sentido mais amplo da palavra.
DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e regras de uso desses signos.
A língua pode ser escrita e falada, são duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser pelo uso, classificado de dois modos: a modalidade culta ou norma padrão e a modalidade coloquial ou língua cotidiana.
E sobre os alicerces da escrita e da leitura é que temos construído toda a base da nossa sociedade que colocamos hoje.
O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunitário. Para que ocorra a efetiva comunicação, ou seja, o processo de interação, precisamos dos elementos da comunicação que são:
- Emissor: Aquele que fala ou escreve.
- Receptor: Aquele que lê ou escuta.
- Referente: Que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais Faculdade qual a mensagem emite um código que por sua vez é um conjunto de signos e regras de comunicação a usado.
- Canal de comunicação: Que é a via de circulação da mensagem que é o conteúdo da comunicação.
A língua é sem dúvida um dos mais importantes produtos da cultura, porque é o código utilizado em grande parte dos nossos atos de comunicação.
Daí a importância da alfabetização e letramento. Em um mundo cada vez mais tecnológico porque não usar esses recursos digitais dinâmicos que estão no cotidiano da nossa sociedade é necessário orientar nossos alunos na busca de letramentos no plural, como se diz Dionísio (2011), o professor deve pensar em práticas pedagógicas de multiletramentos.
"Necessitamos, então, falar em letramento, no plural mesmo, pois a multimodalidades é um traço construtivo do discurso oral e escrito. Faz-se necessário ressaltar, também, a diversidade de arranjos não padrão que a escrita vem apresentando na mídia em função do desenvolvimento tecnológico. Em consequência, os nossos habituais modos de ler um texto estão sendo constantemente reelaborados." (DIONÍSIO, 2011, p. 139)
Para refletirmos a respeito da alfabetização e letramento, assista o vídeo de Magda Soares no link. https://www.youtube.com/watch?v=-YP-7l6oAZM
Este vídeo apontará alguns conceitos e exemplos práticas relacionados ao desenvolvimento das práticas de leitura e escrita.
É importante elaborar práticas de leitura e escrita relacionados ao cotidiano de nossos alunos, para que assim eles tenham uma maior identificação e apropriação dos conteúdos ensinados, é necessário ainda a mediação por diferentes recursos tecnológicos e multimídias para que se alcance o maior número de alunos ou a totalidade deles se possível,
A seguir apresentamos o plano de trabalho docente que foi desenvolvido a partir da identificação da necessidade de grande parte de nossos alunos que tange a leitura e escrita, bem orientados pelo pedagoga coordenadora Juliana através de simulado diagnóstico aplicados por professores e coordenadores.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Colégio Futuro
Período de realização: 1 mês
Turma: 5º ano
Disciplina: Matemática
- Objetivo geral: Letramentos.
- Objetivo específico: Desenvolvimento da fala, escrita com uso de recursos tecnológicos.
- Conteúdos: Números inteiros e decimais.
- Cronograma de atividades: 24 aulas sendo 6 por semana.
O cronograma está disposto na lista a seguir:
CRONOGRAMA
- Apresentação de vídeo em sala de aula Donald e Matemática.
- Criação de folhetos relacionados ao vídeo.
- Números inteiros.
- Exercícios de fixação.
- Correção.
- Leitura e escrita de números inteiros (Data show).
- Confecção de tabela com uso de cartolina.
- Apresentação das tabelas.
- Representação de números inteiros na reta numérica.
- Exercícios em sala de aula.
- Comparação de números inteiros.
- Montar vídeo.
- Apresentação dos vídeos.
- Números decimais (Lousa digital).
- Apresentação do vídeo - Sistema de numeração decimal.
- Criar desafios através de folhetos ( que deverá ser trocado entre os grupos).
- Resolvendo os desafios.
- Leitura e escrita de números decimais.
- Exercícios de fixação.
- Correção.
- Representação de números decimais na reta numérica.
- Exercício e correção.
- Comparação de números decimais.
- Exercícios e correção.
A seguir serão apresentados os percursos metodológicos e recursos materiais e didáticos necessários para o bom andamento das aulas.
PERCURSO METODOLÓGICO
As apresentações dos vídeos de nº 01,13,15 deverá ser feito em sala de aula com o recurso data show.
A criação de folhetos da aula de n] 2 deverá ser feito em sala de aula por grupo de alunos a serem divididos de acordo com cada sala. Será usado os recursos como folha de papel A4, cola, tesoura e recortes de jornais e revistas ou impressões relacionados ao vídeo da aula de nº1. Materiais estes que deverão ser solicitados ao final da aula de nº1.
...