O Ensino e a Educação da Classe Trabalhadora .
Por: Priscilla Bibiano • 4/4/2015 • Resenha • 2.751 Palavras (12 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SUMÁRIO
Introdução
1. Os textos
2. Os temas
3. Alguns temas polêmicos
4. Marx e Engels como ponto de partida
I. Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho
II. Educação, Formação e Trabalho
III. Ensino, Ciência e Ideologia
IV. Educação, Trabalho Infantil e Feminino
V. O Ensino e a Educação da Classe Trabalhadora
INTRODUÇÃO
1. OS TEXTOS
Marx e Engels nunca escreveram um texto - folheto, livro ou artigo - dedicado expressamente ao tema do ensino e educação. Suas referências sobre estas questões aparecem separadas ao longo de sua obra. A partir de sua produção não é possível "levantar" um sistema pedagógico ou educativo completo e elaborado.
(p. 1)
A primeira metade do século XIX se caracteriza pelo estabelecimento e a traumática consolidação de um modo de produção, o capitalismo, e uma formação social, burguesa. Todo o movimento utópico - socialista e anarquista, se baseia na construção de modelos que contestam o que está sendo estabelecido. No seu seio, a educação é um aspecto prioritário e acuciante (urgente). (p. 2)
A falta de atenção às necessidades sociais no campo da educação e ensino, unida às dramáticas condições de trabalho da população operária - acentuadas no caso do trabalho infantil e feminino - colocam o ensino e a educação em primeiro plano.
(p. 2)
Todos os socialistas utópicos, todos os anarquistas chamaram atenção sobre estes aspectos e, ainda mais, confiaram no ensino e na instrução como instrumentos de transformação. A emancipação dos indivíduos, sua libertação das condições opressoras só poderia se dar quando tal emancipação alcançasse todos os níveis, e, entre eles, o da consciência. Somente a educação, a ciência e a extensão do conhecimento, o desenvolvimento da razão, pode conseguir tal objetivo. (p. 2)
2. OS TEMAS
Perguntas:
1 - O tema da educação e do ensino se articulam em torno de que eixo?
...