O Estagio Ensino Fundamental
Por: tiffanyrezende • 7/9/2021 • Trabalho acadêmico • 3.815 Palavras (16 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA 4
3 CONHECER A FUNÇÃO E A ESTRUTURA DO PPP 6
4 CONHECER A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA 8
5 CONHECER A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS 10
6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS 12
7 PLANOS DE AULA 14
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
Este relatório de Estágio Curricular Obrigatório em Ensino Fundamental Anos – Iniciais foi adaptado devido nossa atual situação por causa do COVID 19. Para a elaboração deste relatório foram disponibilizados materiais que contribuirão para o exercício da minha futura prática pedagógica e para o crescimento profissional.
Dentro dos materiais disponível serão abordados nas leituras sugeridas: A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem; o que é Projeto Político Pedagógico e a sua importância para o contexto escolar; serão abordados também de que forma abordar os Temas Contemporâneos Transversais e as competências de acordo com (BNCC); a rotina do professor, a equipe pedagógica e a equipe gestora e suma importância das metodologias ativas para tecnologias digitais e com todas essas informações serão elaborado os planos de aula.
Compreendemos que a alfabetização e o letramento são termos inseparáveis na prática pedagógica, o que requer total conhecimento do futuro profissional da área de pedagogia. Sendo assim, este trabalho contribui para o desenvolvimento da futura prática, pois traz um aperfeiçoamento desta diante dos conhecimentos teóricos e seu contato com as atividades desenvolvidas nos espaços da educação infantil, o aluno está em constante formação, e processo de aprendizagem, assim, a alfabetização se configura na aquisição da leitura e da escrita, e para promover a alfabetização de qualidade, é fundamental propor atividades que fazem sentido para os alunos.
Relato da leitura obrigatória
Analisando o texto sugerido “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”. A interdisciplinaridade é discutida por vários autores e a literatura assegura que a finalidade da interdisciplinaridade é a superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Ao ensinar matemática, o professor pode articular a matéria com a história de como ela surgiu. Dessa forma estará ligando a disciplina de história a da matemática e essa interdisciplina díade pode fazer muita diferença na aprendizagem do aluno, conectando as disciplinas e formando um saber amplo e significativo para melhor compreensão da realidade. Não apenas essas disciplinas, mas a ligação de todas, faz com que os alunos sejam mais críticos-reflexivos.
Sabemos que práticas antigas sozinhas não satisfazem mais o desenvolvimento do aprendizado, pois a mente do aluno não é como um HD de computador, em que cada saber fica armazenado e quando ele precisa acessa o dado necessário. Esse pensamento é reforçado pelos estudos de Moacir Gadotti, quando este afirma que “a interdisciplinaridade (...) surge na metade do século passado, em resposta a uma necessidade verificada principalmente nos campos das Ciências Humanas e da Educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causados por uma epistemologia de tendência positivista em cujas raízes estão o empirismo, o naturalismo e o mecanicismo científico do início da modernidade”.
O mundo conectado à internet, à rede de ideias, traz para a sala de aula a urgência da comunicação interdisciplinar. Aluno x professor x escola e família fazem parte desse aglomerado de novidades e precisam participar desse processo
complexo de trabalho para aproximar a criança da realidade que vem sendo estudada hoje em dia. Para acompanhar a nova visão que surge, as escolas precisam quebrar paradigmas e unir pontos benéficos do ensino tradicional a essa ideia da construção do saber a partir da integração das partes.
Podemos juntar arte com matemática onde podemos trabalhar em =conjunto passando os conceitos de geometria e pintura onde o aluno passa ver ponto de fuga, figuras tridimensionais, confeccionar sólidos geométricos. Também junto à língua portuguesa trabalhar um texto informativo onde se possa explicar formas geométricas junto à ortografia e a descoberta de conceitos e palavras.
Um bom Planejamento não pode ficar de fora as aulas dinâmicas, interdisciplinares e sair do ensino tradicional, ou seja, despertar nas crianças o interesse e dedicação no aprender. O docente tem a função de ser capaz de compreender as dificuldades, facilidades, problema, desenvolvimento, interação, dentre outras consequências que as atividades lúdicas demonstram. Com isso professor contribui com o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social dos educandos de forma mais dinâmica e criativa.
conhecer a função e a estrutura do PPP
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O Projeto político pedagógico é documento obrigatório por Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que toda instituição escolar deve produzir no início do ano letivo, pela equipe administrativa, comunidade escolar, professores e famílias. Dentro desse documento contém objetivos, metas e regras a serem seguidos e desenvolvidos no decorrer do ano letivo, servido de orientador as atitudes que serão tomadas para alcançar o esperado de acordo com a realidade presente e assegurando um ensino de qualidade buscando alcançar o que é proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento e acessível a todos da escola, e precisa ser restruturado normalmente no início de cada ano letivo.
...