TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Ensino Fundamental

Por:   •  31/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

Jeremoabo-BA

2022

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        .................................................8

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

7        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

10        PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇAO

Neste relatório de estágio serão apresentados os resultados das concepções estabelecidas pelos textos disponíveis para realização do mesmo. Atividades que possibilitam experiências de treinamento para a formação docente, explorando conhecimento nesse espaço tão rico e complexo que é a sala de aula e sua gestão.

Mostrando caminhos a ser percorridos nos novos modelos de PPP (Projeto Político Pedagógico) e currículo, fazendo o docente se especializarem em novas estratégias e metodologias de ensino.

Necessita-se propor aulas mais interessantes e estimulantes para se ter maior rendimento no aprendizado do aluno, sendo assim orienta o uso das TCTs, da interdisciplinaridade, etc. Então o professor deve estar preparado para promover uma aula que seja significativa para todos e que respeite os diferentes tipos de aprendizagem, de modo que não é uma tarefa fácil e não tem uma fórmula pronta, basta querer percorrer essa trajetória de formação.  

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com base no texto lido é notório ver a discussão da temática da interdisciplinaridade na educação no processo ensino-aprendizagem, que abrange não a área da educação, mas também outros setores da vida social como a economia e a tecnologia.

A leitura sobre esse tema mostra uma posição consensual quanto à finalidade da interdisciplinaridade no processo de responder a necessidade de superação da visão nos processos de produção e socialização do conhecimento, no processo de ensinar e aprender na escolarização formal.

O conceito interdisciplinaridade vem sendo bastante discutido no ambiente escolar, não só nos diferentes âmbitos científicos, esse tema aparece com maior força no campo das ciências humanas e sociais, podendo afirmar no campo conceitual que a interdisciplinaridade esta ligada a uma abordagem disciplinar normatizadora dos diversos tipos de objetos de estudo.

Portanto, a escola como um lugar legitimo de ensino-aprendizagem cada vez mais deverá acompanhar as modificações da ciência contemporânea, adotando e apoiando a interdisciplinaridade como construção de novos conhecimentos.

A abordagem interdisciplinar como proposta de revisar a educação está fortemente presente nas tendências, correntes e concepções teóricas que tratam a aprendizagem, compreendendo que a sua área de formação não é suficiente para dar conta de todo o processo de ensino.

Por isso, quanto mais o professor interdisciplinar suas aulas maiores serão as relações conceituais entre as diferentes ciências estabelecidas, então problematizar, estimular, desafiar os seus métodos de ensino maior será sua possibilidade de apreensão do mundo pelos indivíduos que aprendem.

Por fim, a interdisciplinaridade é um movimento importante entre o ensinar e o aprender, tem potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas a ressignificar o trabalho pedagógico em termos de currículos, de conteúdo, métodos, de avaliação e na forma de organização dos ambientes de aprendizagem.

Sendo assim, a interdisciplinaridade é uma prática integradora que abrange todas as áreas do conhecimento, buscando estabelecer relações entre conteúdos e conhecimentos, adquirindo aprendizagens mais significativas.  

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento de proposta educacional da instituição de ensino, um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

 Fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações prevista, avaliação do processo de retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele. FERREIRA (2009, p. 1)

Sua importância está ligada ao desenvolvimento de uma instituição escolar que almeja uma educação de qualidade e eficiente, levando as reflexões que norteiam o PPP acompanhando a realidade no qual os discentes se encontram.

  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) se relaciona e está alinhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para sua atuação didática no ambiente escolar.

Portanto para ser mais exato ela possui caráter político por considerar a escola um espaço de formação de indivíduos conscientes. Assim o PPP se alinhado a BNCC estará em conformidade no dia a dia dos estudantes, trazendo consigo as dez competências gerais da BNCC que englobam habilidades, conhecimento, atitudes, valores que visão promoção do desenvolvimento dos alunos em todas as dimensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com