O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Fernando Andre Nogueira • 29/11/2018 • Monografia • 7.551 Palavras (31 Páginas) • 172 Visualizações
FACULDADE CORPORATIVA CESPI - FACESPI
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CINTIA APARECIDA CAFFARO
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU
2016
CINTIA APARECIDA CAFFARO
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 1]
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU
2016
[pic 2]
O Lúdico na Educação Infantil
Cintia Aparecida Caffaro
Aprovada em ____/____/_____.
BANCA EXAMINADORA
_________________________________________________
ORIENTADOR: ........................................................................
__________________________________________________
PROFESSOR: ...........................................................................
__________________________________________________
PROFESSOR: ...........................................................................
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................09
CAPÍTULO I ..............................................................................................................11
1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A LUDICIDADE......................................... 11
1.1 MOMENTO LÚDICO PARA A CRIANÇA DE 3 A 6 ANOS............................................15
CAPÍTULO II ..............................................................................................................20
2. A AÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA LUDICIDADE........................................20
CAPÍTULO III .............................................................................................................25
3. A INFLUÊNCIA DOS JOGOS VIRTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA...................................................................................................................25
3.1 OS ESPAÇOS DA LUDOTECA, BRINQUEDOTECA E SUCATOTECA.....................................................................................................................29
3.2 JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS....................................................32
CONSIDERAÇOES FINAIS...................................................................................... 37
BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................... 39
INTRODUÇÃO
Considerando que o momento lúdico possa oferecer à criança uma gama complexa de experiências que irão auxiliá-la no seu desenvolvimento e no processo de aprendizagem holística do ser, este trabalho tem o intuito de estar levando aqueles que por ora tiverem oportunidade de tê-lo em mãos, como momento de refletir sobre esta questão do ato de brincar.
Partindo do pressuposto que ao brincar, a criança, em especial de 3 a 6 anos, está expressando seu mais puro sentimento, emoções, desejos. Torna-se primordial àqueles que a cerca incentivar tais ações. Tendo como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem significativa quando estiver em contato com este momento de ludicidade.
Desta forma, este trabalho está dividido em três capítulos subsequentes que envolvem todo o conhecimento sobre o tema proposto. O capítulo I trás em seu bojo considerações gerais sobre os aspectos da ludicidade, bem como o momento lúdico.
No capítulo II, busca-se pautar a práxis pedagógica do educador diante das ações do lúdico, envolvendo todas as subdivisões da ludicicidade, como forma de se observar todas as propostas de ação do brincar.
Finalizando, no capítulo III, aborda-se a influência dos jogos virtuais na educação infantil, estabelecendo parâmetros daquilo que é benéfico ou não, numa dimensão das novas concepções e do modo de vida de nossa sociedade. Bem como, a permanência e efetivação dos espaços lúdicos e das relações entre os brinquedos e as brincadeiras, além de orientar para o desenvolvimento dos mesmos.
CAPÍTULO I
I. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A LUDICIDADE
Falar apenas da ludicidade ficaria evasivo a discussão neste trabalho, faz-se necessário uma reflexão sobre os termos abrangentes em torno do mesmo, de forma que possa se entender que existem várias ações e atitudes que estão relacionadas a este momento. Um destes termos que abrangem a ludicidade está à brincadeira, o puro ato de brincar.
Sabe-se que a brincadeira sempre fez parte da vida dos seres humanos desde a pré-história, até o tempo presente com as novas tecnologias. No entanto, culturalmente, temos o hábito de não pensarmos no ser lúdico, no agir ludicamente, pois, é comum ouvirmos muitos adultos falarem: “brincadeira tem hora”, “chega de brincadeira, agora é hora de estudar”, fale a verdade, não brinque".
Contextualmente, a palavra lúdica vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão as ações relativas também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.
Neste mesmo aspecto, segundo o dicionário FERREIRA (1994:402), ludicidade, que tem seu radical em lúdico, significa aquele que tem o caráter de jogos, brincadeiras e divertimentos, um ato constante do brincar.
...