O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Valdenice1 • 31/8/2020 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
POSTAGEM 2: ATIVIDADES 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDATICA
TITULO: O LÚDICO
TEMA: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALUNA: VALDENICE DOS SANTOS TEIXEIRA
RA: 1897872
POLO CURITIBA-PR LARGO DA ORDEM
SUMARIO
1 Tema
2 Situação-problema
3 Justificativa e embasamento teórico
4 Público-alvo
5 Objetivos
6 Percursos metodológicos
7 Recursos
8 Cronograma
9 Avaliação e produto final
10 Referências
[pic 2]
TEMA
O tema foi elaborado a partir de uma pesquisa com a importância na educação infantil
SITUAÇÃO PROBLEMA
Na atual situação em que vivemos, se faz necessário que, algo seja feito para melhorar o trabalho lúdico, nas escolas de educação infantil.
Cabe a cada educador, ter a consciência, da tal necessidade nesta face tão importante da criança, aonde ela se encontra em busca do seu descobrimento: fantasias e o faz de conta, tudo isto é muito importante para criança em sua formação.
JUSTIFICATIVA:
A atual educação infantil, trilha com as estratégia capaz de assegurar, o cuidar e o educar da criança na infância, tendo assim em vista acolher as necessidades do corpo, e mediar o desenvolvimento sócio cultural das mesmas, desde o nascimento cuidando-lhes do tripé de direitos que se esboça para tal etapa da educação, o direito, e a liberdade de brincar, sorrir, criar e aprender, nesta etapa tão especial que faz-se necessário a intervenção da ação lúdica ou seja, o correr e o brincar, é uma forma de expressão de linguagem, a qual a criança atua e desenvolve-se o seu próprio entendimento.
Observamos que, nem sempre a criança recebe, a atenção que deveria nas instituições de educação infantil, e muitos ainda não sabem o que e por meio de brincadeiras, que é desenvolvido na criança o aprendizado. Com tudo isto, e com toda as dificuldades o apoio e a parceria, é um estabelecimento que não pode se separar, a parceria espoe e afeta os limites dos participantes, e atinge as emoções, e os limites das crianças, correndo, brincando jogando ou dançando, a criança sempre terá a capacidade, e a oportunidade de desenvolver na sua futura formação profissional, e com isto ela desenvolve a atenção, e o afeto, tem também a facilidade de concentrar em outras habilidades, e atividades perceptuais psicomotoras.
O lúdico, espera-se que a criança sempre desenvolva a coordenação motora.
O movimento de ritmos variados com o corpo, a onde a criança conhece seus limites corporais, ao explorar brincadeiras que estimula também suas funções orgânicas, e desenvolvendo a capacidade de ter iniciativas de suas decisões, fazendo assim uma criança ao crescer, certamente saberá resolver situações imprevisíveis.
EMBASAMENTO TEÓRICO:
Partindo das pesquisas de estudos para vygtsk (2007) disse que o brincar, tem a sua origem na situação imaginaria pela criança, em que desejos irrealizáveis, podem ser realizados, com a função de reduzir a tenção e ao mesmo tempo, para construir uma maneira de acomodação e conflitos e frustrações da vida real.
Piagt (1971) estudou basicamente as ordens do conhecimento nas crianças e, surgindo ele, o conhecimento se forma aos poucos nos indivíduos.
Kishimoto fala sobre a importância de ampliações de espaços, no qual a liberdade pode ser construída, e que as crianças, possam desfrutar de atividades recreativas com espaços amplos para adquirirem sua liberdade de brincar.
PUBLICO ALVO
Alunos: do Va, Vb, Vc e Vd da educação infantil 2º período
OBJETIVOS:
Objetivo geral:
Conscientizar, que os educadores tenham a consciência da suma importância do lúdico, e de suas práticas nas escolas de educação infantil, o educador tem a capacidade de descobrir nas crianças, o que elas mais gostam, o lúdico mostra que através das brincadeiras, a criança demostra seu sentimento, torna-se mais próxima de seu mediador de sala, e tem prazer de desenvolver suas habilidades.
Objetivos específicos:
Promover a interação, e a coordenação dos professores e alunos cada vez mais, a pratica de atividades lúdicas em sala de aula, e nas escolas.
Criar na criança, através de brincadeiras, e jogos e movimentos recreativos, e a curiosidade de aprender brincando.
Ampliar atividades que, interagem as crianças (brincadeiras, danças, musicas) com a afetividade em que, tenham a socialização no ambiente escolar.
Favorecer a união, entre as crianças e o educando, é fundamental para elas se sentirem seguras, e possam desenvolver livremente suas atividades.
...