O Lúdico e Musicalização na Educação Infantil
Por: Grazielle325789 • 18/5/2023 • Resenha • 803 Palavras (4 Páginas) • 651 Visualizações
RELATÓRIO DA ATIVIDADE - UNIDOTECA
Instituição: UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Lúdico e Musicalização na Educação Infantil. Data: 10/05/23.
O trabalho com a musicalização e ritmo é de grande importância para a formação das crianças, pois permite despertar o lado lúdico e criativo das crianças, além de contribuir para o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais e motoras. Além de estimular a criatividade e a imaginação, a prática musical pode aperfeiçoar habilidades como a socialização, a alfabetização, a inteligência, a expressão verbal e não verbal, a coordenação motora, a percepção sonora e espacial, e até mesmo o pensamento matemático. Por essas razões, é fundamental incentivar a musicalização e o ritmo na infância, a fim de proporcionar um desenvolvimento pleno e saudável das crianças.
Dando continuidades ao trabalho de musicalização e ritmo com as crianças, será desenvolvida uma brincadeira na brinquedoteca. Nessa brincadeira, serão expostas em uma mesa 6 folhas A4 com determinadas sequências rítmicas, como na foto a seguir:[pic 1]
A cada rodada duas crianças terão que reproduzir a sequência com as palmas da mão sobre a mesa:
[pic 2]
Além de ser uma atividade lúdica e divertida, a brincadeira tem como objetivo estimular a percepção sonora e rítmica das crianças, além de promover a socialização e a coordenação motora. É uma forma criativa e eficaz de desenvolver noções de ritmo e musicalização em um ambiente lúdico e descontraído.
Por fim, se inicia a brincadeira, as crianças serão convidadas a bater na mesa ao som de uma canção que acompanha os ritmos que serão trabalhados na sequência exposta nas folhas A4:
[pic 3]
Essa atividade é uma forma divertida de recompensar a percepção sonora e rítmica das crianças, além de criar um clima de descontração e animação para uma brincadeira que está por vir. Ao unir o elemento musical com a atividade lúdica, a brincadeira torna-se ainda mais envolvente e atrativa para as crianças, estimulando ainda mais a musicalização e a percepção rítmica.
O presente trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação da metodologia de ensino de musicalização e ludicidade. Os métodos foram implantados em uma propriedade privada, com a participação de duas crianças com idades entre 5 e 8 anos. O material utilizado consistiu em 6 folhas A4 com círculos impressos, 3 folhas com dois círculos e outra com três círculos.
Os resultados do estudo indicaram que, inicialmente, as crianças enfrentaram dificuldades na coordenação motora e em acompanhar o ritmo da música, juntamente com a sequência dos ritmos apresentados na folha. No entanto, ao longo do tempo e com a prática regular, foi observada uma melhoria significativa nessas habilidades.
...