TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  11/5/2021  •  Artigo  •  4.677 Palavras (19 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 19

1.TEMA: Lúdico

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância do lúdico na Educação Infantil/pré-escola (4 a 5 anos)

2. PROBLEMA:

  • O que é lúdico?
  • Qual a importância do lúdico na pré-escola?
  • Como trabalhar o lúdico?
  • Qual a importância do lúdico no processo ensinar e aprender?
  • Quais resultados podem obter através das atividades lúdicas?

3. JUSTIFICATIVA:

Chegamos à conclusão do tema através dos Estágios, pois observamos que através das brincadeiras as crianças se interagem e desperta o interesse em aprender, mas observamos também a dificuldade das crianças no ensino aprendizagem, que trabalhando a metodologia lúdica as crianças se interagem nas atividades. O lúdico na educação infantil tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado e a importância das atividades lúdicas na educação infantil, procurando provocá-lo, para que insira o brincar em seus projetos educativos, tendo intencionalidade, objetivos e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem infantil.

 Toda criança precisa brincar, pois desperta o auto-estima, companheirismo, autoconfiança e estimula á experimentar descobrir, criar e aprender coisas novas.

Brincando a criança aprende a conviver, a esperar sua vez, respeitar regras, lidar com frustrações, o brincar e fundamental para a construção dos pensamentos e conhecimento da criança. O lúdico merece atenção de todos os educadores, pois e muito importante para o desenvolvimento educacional. Cada aluno é um ser único, por tanto um método de ensino não atinge todos com eficaz, sendo assim as atividades devem estimular o interesse, as criatividades e a interação, o espaço para a realização das atividades lúdicas deve ser um ambiente agradável, para que as crianças se sintam descontraídas e confiantes. A criança aprende a partir do momento que ela sente prazer em aprender.

O lúdico proporciona as crianças a oportunidades de ser livres para criar e imaginar, através das atividades lúdicas o professor pode avaliar o desenvolvimento de seus alunos, pois o lúdico desenvolve na criança habilidades desconhecidas que facilita na aprendizagem. Através do brincar o professor consegui identificar varias características da criança, ele deve estar sempre ao lado do aluno na hora das atividades lúdicas, que mesmo essa seja a mais simples das brincadeiras.

A infância e a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades, desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordenam, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Por tanto e importante a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser ensinando através de atividades predominante lúdicas.

4  METODOLOGIA:

A pesquisa será desenvolvida com base em artigos e livros, o estudo de caso será desenvolvido na Escola Municipal Martinez Dias de Araujo, e para obter informações será feitas pesquisas com alunos e professores. A pesquisa bibliográfica é importante para as fundamentações teóricas sendo utilizados autores como: VYGOTSKY (1998), PIAGET (1998), CRAIDY, KAERCHER (2001).

5. OBJETIVOS:

5.1 GERAL:

Demonstrar a importância do lúdico no dia a dia da criança, como as brincadeiras e jogos pode deixar o estudo mais prazeroso, visando sempre o melhor para a criança.

 

  1. ESPECÍFICO:
  • Descrever sobre a grande importância do lúdico
  • Observar a utilização de recursos pedagógicos lúdicos
  • Analisar conteúdos pedagógicos lúdicos
  • Analisar como as brincadeiras e brinquedos podem contribuir para aprendizagem das crianças.

6. REFERENCIAL TEÓRICO:

        

 6.1 Lúdico

        A ludicidade segundo o PROFESSOR 1 “ São atividades que propiciam uma experiência de plenitude...” este pensamento vai de encontro com Luckesi (2009) afirmando que são aquelas atividades que favorecem uma experiência plena, no qual envolve a criança, fazendo ela está presente por inteira.

        Brincar é aprender: na brincadeira reside à base daquilo que, mais tarde, permitira a criança aprendizagens mais elaboradas. O lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Segundo Vygotsky “o brincar relaciona com a aprendizagem”. Vygosky fala “que o brinquedo ajudará a desenvolver uma diferenciação entre a ação e o significado”. A criança com seu evoluir, passa a estabelecer relação entre o seu brincar e a idéia que se tem dele, deixando de ser dependente dos estímulos físicos, ou seja, do ambiente concreto que a rodeia. Vygotsky (BAQUERO. 2000) “indica a relevância de brinquedos para a criação da situação imaginaria”. Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos comunica-se com seus pares; se expressa através de múltiplas linguagens, descobre e toma decisões. Vygotsky (1984) “atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil”. E brincando, jogando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. Uma vez que a criança brinca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde essa capacidade. E no brincar que está um dos maiores espaços para a formação de conceitos.

A educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espírito de uma pratica democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. Sua prática exige a partição franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio. (ALMEIDA, 2000. P.57)

         

        Para Piaget as atividades lúdicas são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual. Os jogos se tornam mais significativo á medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstruir objetos, reinventar as coisas. Segundo Piaget, quando o professor consegue, através de aula lúdica, desestabilizar um aprendente, estará oportunizando a ele a chance de buscar o equilíbrio. E o equilíbrio é uma condição pela qual lutamos sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com