O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Deiziani Ferreira Mendes • 29/10/2016 • Trabalho acadêmico • 4.528 Palavras (19 Páginas) • 342 Visualizações
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Deiziani Ferreira Mendes
Profª. Lilian Batista Sartori Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED877) – Estágio Educação Infantil
29/06/16
RESUMO
Brincar faz parte da vida das crianças desde cedo. Através da brincadeira assistida, os pequenos podem aprender melhor. O universo lúdico estabelece uma comunicação facilitada e direta entre a criança entre o professor. Quando a criança está em contato com o que ela conhece – as brincadeiras – ela é inserida na alfabetização de forma divertida e funcional. Assim busca-se conhecer e fundamentar sobre o papel e a importância do lúdico na Educação Infantil.
Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
Antes mesmo de aprender a engatinhar e a falar, a criança brinca e se diverte. Brincando a criança se comunica com o mundo exterior. A brincadeira possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, autonomia, criatividade, psicomotricidade, estreitando assim uma relação entre aprendizagem e os jogos.
A brincadeira infantil faz parte do desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físicos, social, cultural, afetivo e cognitivo. A ludicidade deve ser vivenciada na infância não apenas como forma de lazer, mas também uma aprendizagem prazerosa. Brincar na educação infantil proporciona, entre tantas coisas, estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo para a integração da criança na sociedade.
Dessa forma, a criança pode resolver conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolve a capacidade de compreender diferentes pontos de vistas, de se fazer entender e de opinar sobre as coisas. Para que isso aconteça em sua plenitude, pais e educadores tem a missão de perceber e incentivar a capacidade criativa das crianças, dentro da perspectiva lógica infantil. A proposta desse estágio que tem como área de concentração Metodologia de Ensino é enfatizar a importância do brincar na Educação Infantil, afinal essa fase é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
2 O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01):
O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.
...