TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.615 Palavras (27 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 27

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Acadêmica

Gildeane Morais da Silva

Prof. Maria Solange Santana Moreira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 0419) – Trabalho de Graduação

12/12/2014

RESUMO

A relação afetiva na Educação Infantil entre professor e aluno é sem dúvida um fator essencial para a formação da personalidade da criança, é em função desta interação entre professor e aluno e / ou adulto e criança é que se constroem as relações de vida social e pessoal. Tal processo acontece internamente através dos momentos vividos pela criança no âmbito escolar, processo este que se consolida pela intermediação do professor que neste momento se apresenta como um elo de segurança que irá promover a construção do “eu” da criança. Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem. A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes materiais adequados, assim como um espaço estruturado para brincar permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativas e organizacionais infantis. Cabe ao professor organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar ou os jogos de regras e de construção, e assim elaborarem de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais. É preciso que o professor tenha consciência que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa. Nessa perspectiva não se deve confundir situações nas quais se objetivas determinadas aprendizagens relativas a conceitos, procedimentos ou atitudes explícitas com aquelas nas quais os conhecimentos são experimentados de uma maneira espontânea e destituídos de objetivos imediatos pelas crianças.

Palavras-chave: Métodos; Ludicidade; Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

Este projeto apresenta situações vivenciadas no decorrer de cada estágio desenvolvido. De acordo com o tema escolhido.

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: foi escolhido esse tema com o propósito de poder temos resultados mais positivos no decorrer do ano letivo. E assim podemos incentivar as crianças através do lúdico a ter mais interesse ao ambiente escolar.

Essa temática também foi escolhida porque para as crianças as brincadeiras fazem parte do seu cotidiano. Então porque deixar de inserir a lúdico como meio de aprendizagem? O brincar para cada criança não importa a idade, sempre está no seu dia-a-dia.

Antes de desenvolver um projeto como meio de desenvolvimento de aprendizagem devemos conhecer suas origens. Cada brincar depende de sua cultura, mas sempre iremos trabalhar as brincadeiras de outras tribos. Para muitos pedagogos o lúdico se torna algo desconhecido e para outros perca de tempo ou sem resultado produtivo. Segundo o dicionário Houasis lúdico significa

relativo ao jogo, brinquedos. Agora analisamos diversas situações domesticas no qual o lúdico esta sendo inserido. Quando um pai ou uma mãe compra um brinquedo para seu filho aquela criança passa a ter contado com o novo e aquela cena agrada a criança que esta sendo beneficiada. Com isso podemos perceber que da mesma forma em que uma criança tem dificuldade de aprendizagem e que ela passa a aprender com métodos diferentes (lúdico) e que ela esta interagindo isso se torna tão prazeroso pra a criança com para o professor.

O objetivo do lúdico neste projeto é isso mostrar o quanto a criança se sente motivada quando a sua aula se torna interessante produtiva. A criança deve viver com alegria não importa qual ambiente ela esteja, mas ela deve ter prazer principalmente quando se trata do espaço escolar.  

A criança deve ter desejo espontâneo de interagir com outra criança, é o melhor momento de inseri a ludicidade.

Para este projeto ser desenvolvido foi realizada varias pesquisas na mesma temática. Foi desenvolvido atividades em ambiente escolar, como projetos na educação infantil com a ludicidade.

Para se obtiver grandes resultados de aprendizagem o espaço precisa ser preparado para de acordo com a situação que ira vivenciar em sala de aula.

A parte de agora iremos mergulhar em uma pesquisa com base no que foi desenvolvido de cada etapa de estágio.

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Segundo Piaget, o sujeito constrói seu conhecimento na interação como meio físico como social. Essa construção depende, portanto, das condições dos sujeitos e das condições dos meios. Sua teoria não aceita a ideia de um universo de conhecimento dado, seja como fundo hereditário (apriorismo) seja como meio físico ou social (empirismo), capaz de fundamentar-se unilateralmente. “o movimento pensamento humano, em cada individuo particular, demonstrou a necessidade de uma pluralidade de polos para compreensão do desenvolvimento”.

Como podemos ver a ludicidade vem ganhando seu espaço e não é de hoje, já faz algum tempo embora muitos desconheçam, mas a brincadeira de roda brigue esconde entre outras brincadeiras essas bem conhecidas nos séculos passados teve bom desenvolvimento onde os estudiosos poderão estudar o comportamento dos ser humano.

Os primeiros sinais de valorização da atividade lúdica tiveram inicio no século XVI, sendo resgatados pelo humanista, que perceberam o valor educativo da atividade lúdica.

Na obra de Piaget o jogo é valorizado como um elemento significativo á construção do conhecimento. Os experimentos por ele apresentado ao sujeito para questioná-lo demostram características lúdicas. Em sua obra “a formação do símbolo na criança”: imitação, jogo e sonho imagem e representação, data de 1946, o autor discute os três tipos de jogos presente ao longo do desenvolvimento: jogo de exercício corresponde à estrutura sensório-motora, aos jogos simbólicos, o período pré-operatório e ao jogo de regras o período operatório-concreto, sendo que são mantidos e melhorados no período operatório formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (885.3 Kb)   docx (950.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com