TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  16/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.332 Palavras (14 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O presente artigo trata do resgate do lúdico como método educativo, explicando que ao se trabalhar ludicamente não se está deixando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem passados a criança, pois as atividades lúdicas são fundamentais para o seu desenvolvimento sadio e para a compreensão dos conhecimentos, uma vez que facilitam o desenvolvimento da imaginação, da fantasia, da percepção e dos sentimentos. Por meio das atividades lúdicas e a contação de histórias, a criança expressa-se consigo mesma e com o mundo, aceita a presença dos outros, desenvolve relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se inteiramente.

Palavras-chave: lúdico, criança, histórias

1 INTRODUÇÃO

O ser humano, em todas as etapas de sua vida, esta sempre descobrindo a aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo  ambiente em que vive. A esse ato de busca, apropriação, de troca e convívio é que damos o nome de educação.

Esta não existe por si só; é uma prática conjunta entre pessoas que comunicam-se, colaboram e compartilham do mesmo saber.

A infância é a idade das descobertas, das brincadeiras. Sabemos que por meio delas a criança satisfaz em boa parte, seus desejos, necessidades e seus interesses particulares. Ressaltamos o lúdico como uma dos meios  mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois é algo próprio  na criança, é seu modo de trabalhar, descobrir o mundo que a cerca. A pesquisa aqui retrata, a importância do lúdico na educação infantil que tem por objetivo proporcionar ao educador a compreensão do significado e da importância de se trabalhar atividades lúdicas na educação infantil.

O lúdico permite um progresso global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da imaginação a criança pode modificar a realidade. Se bem compreendida e aplicada, a educação lúdica poderá colaborar para a melhoria do ensino.

Para que a educação lúdica progrida efetivamente na educação é preciso estudar sobre a sua importância no processo de ensinar e aprender, sendo ela um facilitador da aprendizagem. Vale salientar ainda da importância do professor neste processo proporcionando atividades que façam os alunos interagirem e assim tornando as aulas prazerosas.

O estágio foi realizado no CEIM Ivo Pacheco de Andrade com a turma do pré II com 25 alunos matriculados, mas somente 20 frequentam regularmente, tendo como primeira etapa a observação e depois a intervenção.

Perante a área de concentração, Metodologia de ensino, com o tema: A importância do lúdico na educação infantil. Pretende-se com este trabalho, mostrar as relações presentes entre a criança e o lúdico. As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança, pois colabora na sua formação de um ser pensante, em seu desenvolvimento pessoal e de autoestima satisfatória.

Brincando a criança aprende a conviver, aceitar regras independente do resultado, a lidar com os desafios sem que isso interfira em sua vida. Além disso a criança desenvolve sua linguagem, pensamentos, concentração, conseguindo assim uma participação ativa na construção do seu conhecimento.

O lúdico é de suma importância para o desenvolvimento da criança, que merece atenção por parte de todos os educadores. Cada criança é um ser único, com experiências e dificuldades diferentes. Portanto nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma eficácia. Para que se garanta o sucesso do processo ensino-aprendizagem na ludicidade o professor deve utilizar dos mais variados mecanismos de ensino. Desta forma o lúdico se torna o ato de aprender brincando.

Sabendo da importância do lúdico na vida das crianças temos por objetivo nesse projeto:

  • Criar condições para os alunos adquirirem bons hábitos e aprenderem a trabalhar em grupo sempre respeitando a todos;
  • Despertar nas crianças o gosto pela aprendizagem;
  • Trabalhar com os alunos atividades e brincadeiras coletivas desenvolvendo sua criatividade;
  • Inserir o lúdico como forma de aprendizagem;
  • Estimular a criança para o conhecimento e o prazer de aprender, visando a participação e a autonomia, a oralidade, interação e a colaboração.  

2 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

De acordo com o tema proposto por nós para o estágio referido, iremos trabalhar de forma lúdica no processo de alfabetização, o lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório, e acontece a partir do brinquedo, brincadeiras e jogos pois é o momento que a criança entra no seu mundo da imaginação.

A atividade lúdica e a primeira forma que a criança encontra de descobrir o mundo, afinal ela não nasce sabendo jogar ou brincar, ela aprende com o convívio familiar na medida em que eles utilizam o lúdico como suporte para o desenvolvimento físico e cognitivos da criança. Dessa forma, a lúdicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano, é um espaço que merece atenção, pois é o espaço e o direito de toda criança para uma relação efetiva com o mundo, as pessoas e objetos.                                                            

Segundo Vygotsky é por meio da brincadeira que a criança reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo o seu próprio pensamento. A linguagem tem importante papel no desenvolvimento cognitivo da criança a medida que sistematiza suas experiências e ainda colabora na organização dos processos em andamento. De acordo com Vygotsky (1984, p.97):                                                                                                                                

   A brincadeira cria para as crianças uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz (1984, p.97).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com