O Lúdico na educação infantil
Por: Fábio Silveira • 14/6/2017 • Projeto de pesquisa • 4.323 Palavras (18 Páginas) • 246 Visualizações
FACULDADE DE CIENCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - FACITE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA LINGUUAGEM LÚDICA NA ESCOLA CÂNDIDA ROSA VILAS BOAS
SANTA MARIA DA VITÓRIA
2017
CLÁUDIA GOMES REIS
CREMILDA DANTAS QUEIROZ
ERILMA DE JESUS SILVA
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA LINGUAGEM LÚDICA NA ESCOLA CÂNDIDA ROSA VILAS BOAS
Projeto de Pesquisa apresentado à FACITE, como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão do curso.
Prof. Orientador: Sintia dos Santos Silva
SANTA MARIA DA VITÓRIA
2017
SUMÁRIO
| 3 |
| 4 |
| 5 |
| 6 |
| 12 |
| 14 |
| 15 |
| 16 |
| 18 |
- INTRODUÇÃO:
Este trabalho, como sugere o título, Educação Infantil entre o brincar e o aprender e tem como objetivo de entender melhor a infância como única e de grande importância ao crescimento posterior de indivíduos numa sociedade.
Toda criança deve ser capaz de criar, sendo imprescindível que em toda experiência oferecida a elas haja uma grande variedade de recursos. O brincar dinamiza e produz resultados de transformações. Os brinquedos acumulam significados atribuídos não só pelo indivíduo que com ele brinca, naquele instante, mas também por várias gerações e povos.
Brincar desenvolve a iniciativa, a imaginação, o intelecto, a curiosidade e o interesse, o corpo e a estrutura psíquica, o senso de responsabilidade individual e coletiva, a cooperação, colocar-se na perspectiva do outro, a capacidade de lidar com limites, a memória, a atenção e a concentração por longo período de tempo.
É do conhecimento de todos que independente da fase de nossas vidas, estamos sempre nos redescobrindo, através da convivência com outras pessoas e através do meio em que vivemos.
Desde o momento em que nascemos, é necessário que venhamos a aprender e descobrir coisas novas, desde as mais complexas até as mais simples, pois é isso que nos garante como parte da sociedade e nos torna pessoas participativas, críticas e até mesmo criativas.
Acredita-se que a brincadeira seja importante na vida da criança, por possibilitar a criança desenvolver suas habilidades, imaginação e comparar o real com o faz-de-conta. A educação infantil tem que estar preparada para receber essas crianças, é uma fase que ela aprende muito rápido; é através dos brinquedos, jogos e brincadeiras que se trabalha a evolução das capacidades da criança.
Segundo o RCNEI (2002), ressalta que:
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando”. (RCNEI 2002, v.1, p.27)
As atividades lúdicas ainda são uma das formas mais eficientes de incluirmos o aluno. Pois o lúdico na vida da criança é algo que deve ser comum, se tornando assim uma maneira de pensar e redescobrir o mundo ao seu redor.
Diante de pesquisa realizada, este trabalho abordou o quanto é importante à ação do educador no sentido de ampliar o repertorio de atividades que envolvam jogos e brincadeiras para as crianças, o que se percebeu nos momentos da observação foi, que nem sempre a escola oportuniza materiais para que as atividades sejam desenvolvidas, mas que o professor pode improvisar e fazer com que a atividade aconteça. Certamente que esta pesquisa contribuirá na ampliação da discussão sobre a importância do uso dos jogos e brincadeiras e como esses meios são essenciais para que as crianças tenham um desenvolvimento pleno em todas as suas potencialidades.
O presente estudo tem como objetivo Compreender a importância do lúdico na educação infantil como ato contínuo de um processo de aprendizagem, enfatizando a brincadeira, o jogo e o brinquedo como potencializadores para a construção da aprendizagem na educação infantil dentro da Escola Municipal Cândida Rosa Vilas Boas em Capim Grosso -Ba.
- PROBLEMA E OBJETIVOS:
- PROBLEMA:
Se todas as escolas trabalhassem o lúdico de forma correta, poderíamos observar que as crianças seriam mais afetuosas, mais desinibidas, mais extrovertidas, justamente porque a aprendizagem torna-se muito mais prazerosa, mais extrovertidas, contribuindo enormemente para o crescimento verbal, que envolve o armazenamento de conhecimentos e o crescimento horizontal, que envolve as questões afetivas, intelectuais, sociais e culturais.
O lúdico pode se manifestar através de ações que pode ser de estratégias, quando falamos em jogos, de imaginação, quando historias e dramatizações ou construções, ou quando falamos em artesanatos. Através de todas essas informações com relação ao Lúdico na Educação Infantil, fica a grande problematização.
De que Forma o Lúdico possibilita um melhor aprendizado para crianças na faixa etária de 4 anos no Colégio Cândida Rosa Vilas Boas em Capim Grosso - BR, através da utilização de brincadeiras, jogos e brinquedos?
- Hipótese:
Então é preciso fazer uma análise em relação ao que os autores relatam nos livros, pois brincar, jogar, imitar e criar ritmos e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam de repertório da cultura corporal no qual está inserida.
- OBJETIVO GERAL:
Compreender a importância do lúdico na educação infantil como ato contínuo de um processo de aprendizagem, enfatizando a brincadeira, o jogo e o brinquedo como potencializadores para a construção da aprendizagem na educação infantil.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Entender a relação do ato de brincar dentro da Educação Infantil
...