O Manifesto De 1932
Por: Daniel Carvalho Dos Reis • 8/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 511 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - CAMPUS JUVINO OLIVEIRA
LUCAS CARVALHO DOS SANTOS MAIA
Questões orientadoras para discussão em sala de aula.
1 - Para os Pioneiros, qual seria o principal desafio de uma Nação, em seu processo de desenvolvimento? Explique e aponte no texto a justificativa de sua resposta.
R: O principal desafio para o desenvolvimento de uma Nação de acordo com o manifesto era a do desenvolvimento da educação e de como ele era negligenciado pelo governo daquela época. “Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional.”
2 - O que é “desenvolvimento orgânico” de uma Nação, segundo o Manifesto?
R: O “desenvolvimento orgânico” de uma nação é a administração de um governo onde ele desenvolve tanto o sistema cultural quanto o sistema econômico, pois um esta diretamente ligado ao outro, ou seja, sem um desenvolvimento cultural e cientifico de uma sociedade é impossível ocorrer um bom desenvolvimento econômico e isso só ocorrerá com um bom desenvolvimento do sistema educacional.
3- Comente o recorte do texto dos Manifesto:
No entanto, se depois de 43 anos de regime republicano, se der um balanço ao estado atual da educação pública, no Brasil, se verificará que, dissociadas sempre as reformas econômicas e educacionais, que era indispensável entrelaçar e encadear, dirigindo-as no mesmo sentido, todos os nossos esforços, sem unidade de plano e sem espírito de continuidade, não lograram ainda criar um sistema de organização escolar, à altura das necessidades modernas e das necessidades do país.
R: O trecho esta se referindo que mesmo após o fim do regime republicano no país ainda não foram tomadas medidas em relação a uma organização educacional e de que o Estado ainda acredita que se deve separar o desenvolvimento Econômico do Educacional, sendo que esse desenvolvimento em conjunto é de extrema importância para a sociedade em que vivemos.
4- Comente sobre a afirmação dos Pioneiros de que há uma necessidade de “criar um sistema de organização escolar, à altura das necessidades modernas e das necessidades do país.”
R: O fragmento do Manifesto diz que a educação e o sistema educacional devem ser organizados e desenvolvidos de acordo as necessidades do país e/ou sociedade como, por exemplo: se em determinada região do país necessitasse de que os jovens já terminem o ensino médio capacitados para o mercado de trabalho o governo deve oferecer para àquela região escola que possuam o nível de ensino médio juntamente com um técnico para que os jovens já saiam da escola para o mercado de trabalho.
5 - Explique o que os Pioneiros estavam dizendo quando afirmaram que a educação se encontrava em um “estado antes de inorganização do que de desorganização do aparelho escolar”.
R: Eles estão querendo dizer que a que antes de se preocupar com a desorganização do aparelho escolar deveria se preocupar a “inoganização”( que nada mais é do a falta ou inexistência de algo para se organização) do sistema educacional e sua falta de espírito filosófico e científico, na resolução dos problemas da administração escolar, pois não existiam iniciativas, muito menos planos para sanar a falta das aplicações filosóficas e cientificas.
6 – Retire do tópico “Movimento de renovação educacional” duas questões que julgam importante e comente-as.
R: “Porque a escola havia de permanecer, entre nós, isolada do ambiente, como uma instituição enquistada no meio social, sem meios de influir sobre ele, quando, por toda a parte, rompendo a barreira das tradições, a ação educativa já desbordava a escola, articulando-se com as outras instituições sociais, para estender o seu raio de influência e de ação?” Essa questão nos faz refletir sobre o fato de que educação e a escola eram estimadas naquela época e de que não deveria permanecer isolada e sim fazer parcerias com instituições sócias para que juntos pudessem influenciar a sociedade de forma positiva.
...