TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Público e o Privado na Educação Brasileira

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Política Educacional I

Curso: Pedagogia

Tema: Artigo – O público e o privado na história da educação brasileira. (GUASCO, Madalena)

Este artigo aborda impasses políticos que, impedem a concretização de uma reforma educacional progressista. São eles: a relação público/privado na história da educação brasileira e o papel do Estado na concretização de uma educação universal, pública, laica e gratuita.

 A categoria público e privado e dividida em quatro abordagens sendo elas: a primeira trabalhada através da história como se foi constituindo as relações na educação brasileira mostrando o papel da igreja, a família, o Estado e a iniciativa privada. Na segunda abordagem buscam combater a identificação entre “público” e “estatal” mostrando o que se trata o público como estatal e o privado como não estatal. Já no terceiro momento o público e alterado na instauração do regime militar, diminuindo a expressão burocrática do estatal. E no quarto correspondo ao fim do regime militar.

Mesmo a categoria público/privado servir como base de análise da educação brasileira através de pesquisas que trabalham vários aspectos da educação, mas um tem sido renegado e tem como objetivo o estudo da expansão de apenas um nível da educação nacional, como a expansão da educação superior após a década de 80.

O estado capitalista representa interesses das classes dominantes e no caso do Brasil os interesses são da burguesia, interesses privados da classe. Se analisarmos o desenvolvimento do capitalismo e industrialização na Europa, EUA e em outras partes do mundo podemos observar que a classe dominante nesses locais, buscam alcançar seus interesses, colocando como centro de suas preocupações a construção de uma rede pública mantida pelo estado, universalizada e gratuita, já no Brasil essa tarefa se torna inconclusa mostrando que o estado brasileiro trata da educação de modo equivocado e consistente.

Analisando o desenvolvimento da educação no brasil vemos grandes dificuldades na relação entre o projeto nacional e um projeto de educação que lhe de esse suporte. Para os brasileiros a universalização para uma educação pública e gratuita de qualidade pelo estado tem dificuldades em construir um projeto nacional e um projeto de educação que lhe de suporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com