O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Por: BUENO_ASSESSORIA • 31/5/2021 • Relatório de pesquisa • 460 Palavras (2 Páginas) • 709 Visualizações
ATIVIDADE REFLEXIVA 1
O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
O PNE é uma lei que entrou em vigor em 25 de junho de 2014, em consonância com a Constituição Federal de 1988, que atribui ao país a obrigação de planejar o futuro da educação, com o objetivo de proporcionar educação de qualidade para toda a população brasileira. Municípios, estados e Distrito Federal devem aprovar planos que entendam sua realidade.
No PNE:
• Propõe uma série de objetivos e estratégias, que vão desde a educação infantil até a pós-graduação no Brasil.
• Estabelece diretrizes para a profissão docente, a implementação da gestão democrática e o financiamento da educação.
• Envolve estratégias específicas para reduzir a desigualdade e incluir minorias no sistema educacional.
Ao analisar as metas, observei duas que me chamou mais a atenção:
1. Educação Infantil: que é proposto até 2016, popularizar creches pré-escolares para crianças de 4 a 5 anos e expandir a oferta de educação infantil para fornecer serviços a pelo menos 50% das crianças menores de 3 anos até o final do período de validade do PNE.
2. Ensino Fundamental: universalizar os 9 anos do ensino fundamental para toda a população de 6 a 14 anos, e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até que o último ano deste PNE seja válido.
Através da pesquisa, percebi que algumas metas não foram alcançadas como a da Educação Infantil que na Meta 1 seria de alcançar a matricula de todas as crianças de 4 a 5 anos na Pré-escola até 2016 e foi alcançado apenas 94,1% das crianças em 2019.
Já a Meta 2 sugere o atendimento de 50% dos menores de 23 anos e 11 meses em creches até 2024 e em 2019 estava com 37%.
No meu ponto de vista, existe a possibilidade de chegar ao atendimento desejável ou até mesmo ultrapassar a meta devido a muitos fatores como o da pandemia que migrou crianças de escolas particulares para escolas públicas.
No Ensino Fundamental percebe-se que Meta 1 com o objetivo de matricular todos as crianças e jovens de 6 a 14 anos na escola em 2020 chegou a 98%. Já a meta 2 propõe que em 2024, 95% dos estudantes de até 16 anos de idade concluam seus estudos, em 2020 a parcial estava em 82,4%.
Pela expectativa, creio que esta meta terá êxito devido a exigência dos empregos de hoje e a questão de o aperfeiçoamento estar ligado a formação inicial.
Ampliar meus conhecimentos ao estudar a legislação educacional que é fundamental para regular o sistema de educação e estabelecer direitos e padrões de funcionamento com o objetivo de garantir que a população receba um serviço de qualidade tanto em instituições públicas quanto privadas é de suma importância para o estudante de pedagogia que logo estará inserido no âmbito educacional.
...