O PCC - POLITAS PUBLICAS
Por: Fernanda Mania • 3/3/2022 • Trabalho acadêmico • 796 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
FERNANDA MANIA NASCIMENTO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
São Paulo
2022
- Introdução
O objetivo desse trabalho, é através de estudos científicos, apresentar ações públicas que estão presentes no âmbito escolar com intuito de diminuir o índice de analfabetismo com práticas e capacitação para todos os sujeitos envolvidos no processo da educação, participação da família na vida escolar, melhora na escolha dos jovens em seu futuro profissional.
- POLITICAS PÚBLICAS
Políticas públicas estão relacionadas ao bem-estar comum, de toda população através de ações e programas criados pelo Estado, para colocar em prática leis da Constituição Federal e outras leis.
As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram.
Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade. O bem-estar da sociedade está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo.
Alguns programas foram criados para área da educação com a finalidade de trazer melhorias ao ensino base fundamental, com intuito de diminuir o índice de analfabetismo no brasil.
- TEMPO DE APRENDER
O programa de alfabetização “Tempo de Aprender”, criado em 2020 traz um novo olhar para alfabetização no 1º e 2º ano do ensino fundamental. Com acompanhamento mais próximo aos alunos, boas práticas, capacitação e valorização para os professores.
“Tempo de Aprender” possui base em 4 Eixos:
Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização;
Eixo 2: Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização, com recursos digitais e software de apoio à alfabetização;
Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização;
Eixo 4: Valorização dos profissionais da alfabetização. (Ação reconhecimento educacional);
Na prática o programa “Tempo de Aprender”, oferece uma plataforma de cursos para aprimoramento na inicialização da alfabetização, com técnicas a serem aplicadas em sala de aula, trazendo um contato individual para cada aluno com base cientifica trazendo técnicas lúdicas e didáticas para a sala de aula, dessa forma diminuindo o índice de analfabetismo.
O programa conta com várias parcerias, apoio pedagógico com recursos digitais e software, o programa passará por avaliações, para que de fato seja mensurado sua eficiência.
Trazer novas experiências para sala de aula, traz a ideia de que a forma de ensinar vai além do papel, lápis e lousa. É necessário entender que cada criança aprende de forma diferente e entender isso faz com que novas técnicas de ensino sejam aplicadas garantido o entendimento e o ensinamento.
3.1 – CONTA PRA MIM
“Conta pra mim”, também uma ação de políticas públicas. Que envolve o contato da família com suas crianças no processo de leitura. “Conta pra mim”, conta com uma plataforma com dicas e direcionamento para práticas de leitura familiar. Com base nos estudos a literacia familiar influencia no desenvolvimento educacional infantil: o ouvir, falar, ler e escrever.
...