O PROJETO DE ENSINO
Por: V1V1AN3 • 10/11/2020 • Trabalho acadêmico • 10.193 Palavras (41 Páginas) • 291 Visualizações
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CARLA JANAYNA CAMPOS DE OLIVEIRA
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PROJETO DE ENSINO
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof.ª Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Marcia Maria Barreiros
Tutor de Sala: Simone Mesquini Gobbis
OLIVEIRA, Carla Janayna Campos de. A Importância do Brincar na Educação Infantil. 2019. 40 folhas. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Bandeirantes, 2019.
RESUMO
O objetivo deste trabalho é estudar a importância das atividades lúdicas ao longo das fases evolutivas do desenvolvimento infantil, dando uma atenção especial ao período em que a criança começa a frequentar as séries iniciais. A relevância deste estudo consiste na importância em conscientizar os educadores, sobretudo das séries iniciais, sobre os reais benefícios que o lúdico oferece à criança no que diz respeito ao desenvolvimento saudável. Utilizou-se como método de abordagem o dedutivo que busca transformar enunciados complexos em particulares. O procedimento realizou-se por meio de revisão bibliográfica. Conclui-se que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois é através das atividades lúdicas que a criança vai apreendendo a se relacionar com o mundo externo. O que acontece mediante dos brinquedos e com outras crianças. Como também, nas séries iniciais por meio da dedicação dos professores, na medida em que proporcionam recursos apropriados para cada criança.
Palavras-chave: Brincar. Criança. Desenvolvimento Infantil. Lúdico. Jogos.
SUMÁRIO
1 Introdução...................................................................................................05
2 Revisão Bibliográfica ................................................................................07
2.1 Os Jogos na Educação Infantil..................................................................07
2.2 Brinquedo..................................................................................................17
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino............................24
3.1 Tema e linha de pesquisa.........................................................................24
3.2 Justificativa................................................................................................25
3.3 Problematização........................................................................................27
3.4 Objetivos....................................................................................................29
3.5 Conteúdos..................................................................................................30
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................31
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................32
3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................34
3.9 Avaliação...................................................................................................34
4 Considerações Finais................................................................................35
5 Referências.................................................................................................36
6 Apêndice ....................................................................................................40
- INTRODUÇÃO
A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental.
Ao brincar a criança também adquire a capacidade de simbolização, permitindo que ela possa vencer realidades angustiantes e domar medos instintivos.
O brincar é um impulso natural da criança, que aliado à aprendizagem torna-se mais fácil à obtenção do aprender devido à espontaneidade das brincadeiras através de uma forma intensa e total.
Falar de brincar é “transportar-se” a momentos e locais que deixaram marcas em nossa vida. Com certeza em cada um de nós ficou a recordação de alguma brincadeira, que nos encantou, e colaborou para a descoberta do mundo que nos cerca. Ao observar uma criança é constatarmos que a brincadeira é espontânea e que ela não brinca apenas para passar o tempo, o brincar é uma forma encontrada para expressar seus desejos, problemas, bem como representar conhecimentos.
Por essa razão é importante reconhecer o brincar no cotidiano infantil compreendendo como pode auxiliar no processo cognitivo e adquirir conhecimentos. O Objetivo Geral foi analisar através do projeto como brincar e jogar na Educação Infantil interfere no desenvolvimento cognitivo das crianças. Foi possível averiguar os seguintes objetivos específicos: compreender como as brincadeiras podem proporcionar a aprendizagem das crianças: avaliar o brincar como forma de contribuição para a socialização e a construção de regras e identificar o papel do docente como sujeito que articula a brincadeira no processo de aprendizagem.
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