O PROJETO DE ENSINO PATRICIA MUMBACH
Por: Patricia Mumbach • 27/10/2021 • Projeto de pesquisa • 4.810 Palavras (20 Páginas) • 98 Visualizações
UNOPAR
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
[pic 1][pic 2]PEDAGOGIA
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
TOLEDO
2021
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 6
4 OBJETIVOS 7
5 PROBLEMATIZAÇÃO 8
6 REFERENCIAL TEÓRICO 9
7 METODOLOGIA 16
8 CRONOGRAMA 16
9 RECURSOS 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
O presente projeto de Ensino é voltado para o ensino e a educação infantil, e tem como objetivo a utilização de jogos e brincadeiras para promover o desenvolvimento dos alunos. O motivo é a importância dos jogos e brincadeiras no currículo da educação infantil, pois desta forma os alunos aprendem mais de forma dinâmica e atrativa, desenvolvem suas habilidades e aprendem a conviver no trabalho em equipe. A questão levantada deve-se à constatação de que ainda existem professores de educação infantil que consideram os temas discutidos sem sentido para o desenvolvimento dos alunos, e consideram os jogos e o uso de jogos na educação infantil como questões banais, ao invés de atribuí-los. O valor dessa abordagem só aumentará o processo de ensino e aprendizagem. Os objetivos gerais deste projeto de ensino são: Desenvolver a prática de jogos e brincadeiras no currículo da educação infantil como estratégia de ensino, especificamente, fortalecer o uso de jogos e brincadeiras em sala de aula; estimular a criatividade e imaginação das crianças por meio de jogos e brincadeiras; proporcionar momentos de diversão e aprendizagem. O conteúdo do projeto é: Português: vogais, matemática: números de 0 a 10, história: jogos antigos, arte: pintura.
O processo de desenvolvimento é realizado por meio de demonstrações de projetos no currículo da educação infantil, informar aos alunos a importância dos jogos e brincadeiras para auxiliar na aprendizagem, discutir com os alunos quais jogos e brincadeiras eles mais gostam, a dinâmica do jogo na caixa, a vogal de o jogo da amarelinha, os números do jogo de pesca são de 0 a 10. Pesquisar jogos antigos e desenhar seus jogos favoritos; os recursos usados são materiais didáticos (lápis, papel para escrever, marcadores, canetas, borrachas, lápis de cor), caixas de jogos, materiais de pesca (varas de pescar, bacias de areia e peixes), pôsteres gigantes com amarelinha de vogais; ensino de argila de modelagem e serviços de professores. O processo de avaliação será realizado durante a aplicação do projeto para observar se os alunos aprendem por meio de jogos e brincadeiras e se atingiram os objetivos recomendados; Fritz, Rodrigues, Silva e Souza são utilizados como referenciais teóricos que enfatizam o brincar no ambiente escolar.
TEMA
O presente trabalho tem como Tema “Jogos e brincadeiras na educação infantil”, com foco no ensino e na educação infantil. O motivo é a importância dos jogos de trabalho e brincadeiras nos cursos de educação infantil, pois os alunos aprendem mais de forma dinâmica e atrativa. A questão levantada deve-se à constatação de que ainda existem professores de educação infantil que consideram o tema em discussão como não efetivo para o desenvolvimento dos alunos. O objetivo geral é utilizar os jogos e a prática lúdica no currículo da educação infantil como estratégia de ensino. Os objetivos específicos são: fortalecer o uso de jogos e brincadeiras em sala de aula; estimular a criatividade e imaginação das crianças por meio de jogos e brincadeiras; proporcionar diversão e o momento de aprender.
JUSTIFICATIVA
Este tema foi escolhido devido à importância dos jogos e brincadeiras de trabalho no currículo da educação infantil, para que os alunos aprendam mais de forma dinâmica e atrativa, desenvolvam suas habilidades e aprendam a conviver no trabalho em equipe.
PARTICIPANTES
Participarão do presente Projeto de Ensino, alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e professores, auxiliares pedagógicos e toda a equipe escolar.
OBJETIVOS
Geral: A prática de desenvolver jogos e brincadeiras no currículo da educação infantil como estratégia de ensino.
Específicos: Fortalecer o uso de jogos e brincadeiras em sala de aula; estimular a criatividade e imaginação das crianças por meio de jogos e brincadeiras; proporcionar momentos de diversão e aprendizado
PROBLEMATIZAÇÃO
Percebe-se que na educação infantil ainda há professores que entendem que os temas abordados não têm relevância para o desenvolvimento dos alunos, entendem que os jogos e o uso de brincadeira na educação infantil são irrelevantes e não dão a devida atenção. Essa abordagem só vai aumentar o processo de ensino e aprendizagem.
...