O Papel do orientador educacional junto à família e suas atribuições
Por: Daniel Villela • 22/9/2015 • Monografia • 11.652 Palavras (47 Páginas) • 617 Visualizações
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
AVM FACULDADE INTEGRADA
O papel do orientador junto à família e suas atribuições
Por: Daniel Cabral Villela
Orientadora
Prof.ª Maria Esther de Araujo
Rio de Janeiro
2012
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
AVM FACULDADE INTEGRADA
O papel do orientador junto à família e suas atribuições
Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada – Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Orientação Educacional e Pedagógica
Por: Daniel Cabral Villela
AGRADECIMENTOS
Agradeço a todos aqueles que colaboraram para que este projeto fosse feito da melhor maneira possível. Não posso deixar de agradecer aos professores e alunos que ajudaram com suas idéias ao longo desses anos.
DEDICATÓRIA
Dedico este projeto à minha família e amigos que sempre estiveram comigo, tanto nos momentos felizes quanto nos mais difíceis. Aproveito para fazer uma homenagem aos familiares que já se foram e que jamais serão esquecidos.
RESUMO
A pesquisa realizada neste projeto procurou levantar a opinião de alunos, além de professores de diferentes matérias da escola em análise. As perguntas tinham o objetivo de compreender como o orientador educacional e pedagógico é visto por todos aqueles que fazem parte do âmbito escolar. Busquei fazer perguntas que fossem diretamente relacionadas às situações vividas diariamente e perceber as carências da escola. O primeiro anexo corresponde às perguntas feitas aos alunos e suas visões a respeito das atribuições do orientador. Já o segundo anexo corresponde às perguntas realizadas aos docentes e seus pontos de vista sobre o papel do orientador.
Ao final do levantamento, pude perceber que tanto os alunos quanto os professores acreditam que quanto mais o orientador se mostrar presente no dia-a-dia da escola, maior será a contribuição do mesmo para o desenvolvimento dos educandos e, junto a isso, facilitará, em certas ocasiões, possíveis problemas que possam surgir relacionados à disciplina e/ou relações interpessoais. Da mesma forma, pude perceber que todos eles gostariam que o orientador participasse mais ativamente das atividades extraclasse, o que rompe com o paradigma de que o orientador é meramente um “disciplinador”. Suas reais funções vão além da sala de aula, podendo, inclusive, atingir as famílias dos alunos e, por consequência, suas comunidades. Em outras palavras, suas tarefas refletem diretamente na conscientização social e na melhoria da instituição escolar.
METODOLOGIA
Irei basear-me em dados coletados através de pessoas que façam parte de escolas com ênfase no Ensino Fundamental e Médio através de questionários e entrevistas, além de fazer uso de referências bibliográficas especializadas no assunto, nas metodologias vigentes, nos princípios da educação moderna, bem como numa pesquisa de campo efetuada com o fim de avaliar quais são as novas prioridades da escola. Esse estudo de campo teve como base um questionário com dez perguntas direcionadas a alunos e professores. Porém, o ponto central dessas questões condiciona tal análise a resultados sobre qual é importância a presença da família e do orientador educacional na comunidade escolar. Serão levadas em consideração a rotina escolar e toda a estrutura organizacional e pedagógica da mesma.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 08
CAPÍTULO I - A Moderna Família Brasileira 10
CAPÍTULO II - As Relações entre Família e Escola 20
CAPÍTULO III - Caracterização da Orientação Educacional e sua Importância Na Escola 28
CAPÍTULO IV - O Papel do Orientador Junto às Famílias 35
ANEXO 1 37
ANEXO 2 43
CONCLUSÃO 51
BIBLIOGRAFIA 54
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente estudo é fazer uma análise da atual posição da família e do orientador educacional no cotidiano escolar. Pretende-se, com isso, debater sobre os benefícios da integração da família no âmbito educacional e sobre a importância da presença de um orientador no processo de aprendizagem.
Para tanto, busca-se fundamento teórico na bibliografia examinada, nas metodologias vigentes, nos princípios da educação moderna, bem como numa pesquisa de campo efetuada com o fim de avaliar quais são as novas prioridades da escola. Esse estudo de campo teve como base um questionário com dez perguntas direcionadas a alunos e professores. Porém, o ponto central dessas questões condiciona tal análise a resultados sobre qual é importância da presença da família e do orientador educacional na comunidade escolar.
...