O Plano Educativo Infantil
Por: Elines França • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 3
2 REVISÃO DE LITERATURA (Referenciais teóricos)............................................. 4
3 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5
4 OBJETIVOS (geral e específicos)..........................................................................6
5 METODOLOGIA.......................................................................................................7
6 CRONOGRAMA........................................................................................................8
7 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................10
ANEXOS ..................................................................................................................11
- INTRODUÇÃO
O Plano educativo infantil, postula ações mais convincentes, que dê liberdade aos alunos a fazerem conexões referentes a aprendizagem. Notavelmente, o ensino é comprometido quando o aluno não consegue assimilar e entender conteúdos elaborados e que serão propostos no decorrer de seu ano letivo.
Por isso, o professor deve procurar novos meios de extração para abastecer estas devidas ausências encontradas na instituição de ensino. Inventar e reinventar métodos de aprender com liberdade, corpo movimento e suas tecnologias. Fazendo da escola, não só um lugar de memorização e regras. Más, sim de uma morada com novos adventos, independente das diversidades que este ambiente lhe aplica.
Neste sentido, usar jogos, brincadeiras e novas tecnologias como um recurso pedagógico no âmbito acadêmico é vital.
- REVISÃO DE LITERATURA (REFERENCIAIS TEÓRICOS)
Até a presente época em que Emília Ferreiro se contrapõe, os estudiosos educadores, tinham mais cuidado com conhecer a criança, somente quando ela coincidia em não aprender. Só apresentavam aos alunos a leitura com palavras simples e sonoras. Não mostravam o mundo, e atualidades. Não apresentavam textos, livros, revistas, jornais que faziam parte de seu cotidiano.
Segundo a autora a alfabetização é uma forma de adequar-se a fatos sociais na escrita. Desta maneira, para manter estabilidade com o mundo, a criança precisa do lúdico! Brincar, explorar, criar, despertar para si o desejo de aprender e se desenvolver na sociedade! Tal como a definição da pedagogia, que é apresentada a “ ciência da educação que estuda as práticas, métodos, e princípios da educação. Pratica de ensinar, direcionar, encaminhar a criança no caminho da aprendizagem em busca do conhecimento. ”
Despertar a imaginação da criança, estimular, contextualizar o seu cognitivo e a inserir no ambiente escolar.
- JUSTIFICATIVA
A dificuldade de aprendizagem é um problema muito debatido e preocupante, sendo que algumas situações podem ser adversas a aprendizagem e o ensino, como o déficit sensorial, problemas cognitivos e neurológicos, entre outros...
Os problemas enfrentados não são só apenas dos alunos e Professores, também são da própria escola, como o fato de não dar um bom salário ao seu profissional. No caso do Professor as vezes é o desinteresse com o aluno, pois depois de um tempo o amor pela profissão começa a desgastar, ele sabe que o aluno irá passar de ano de qualquer forma pois ensino fundamental não repete, eles acabam se preocupando mais com sua vida familiar do que com os seus alunos.
O educador tem que diagnosticar o problema do aluno, muitas vezes não é tão simples, porém quando o mesmo perceber que algo não está dentro do normal, ao invés de achar que o aluno é incapaz de aprender, precisa querer conhecer as causas do problema.
Quando o aluno não consegue aprender começa a ficar desmotivado, perde o interesse pela escola, muitas vezes apresentam problemas comportamentais e também transtornos. Sua capacidade intelectual parece congelar, fazendo seu desempenho ser inconsistente. Alguns problemas comportamentais problemáticos muito apresentados, são: Falta de atenção, distração, perca de interesse por novas atividades, deixar trabalhos e atividades inacabados, faltar as aulas, dentre outros.
O estresse emocional também compromete a capacidade das crianças para aprender, a ansiedade em relação a mudança de residência, discórdia familiar, doenças, podem não ser apenas prejudiciais em si mesma, mas com o tempo pode corroer a disposição de uma criança para confiar, assumir riscos e ser receptiva a novas situações que são importantes para o sucesso na escola.
Para que seja identificada uma dificuldade de aprendizagem é preciso uma avaliação, e a partir dos resultados, deve ser planejada a aplicação de um programa de intervenção pedagógica, problemas de aprendizagem precisam ser identificados e trabalhados, o profissional deve conhecer o conjunto das variáveis e a origem do problema, para que possa trabalhar de forma especifica e tentar resolver.
- OBJETIVOS
Objetivo geral: O estudo analisa em hipóteses e legitimamente vindo de um Profissional da área, os desafios de se trabalhar com salas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, bem como suas representações e seus impactos sobre os alunos.
Objetivo especifico: Por meio deste estudo procura-se buscar soluções para os problemas enfrentados pelos Professores, que ocasionam a dificuldade de aprendizagem dos próprios alunos.
- Identificar suas principais causas.
- Evidenciar a importância familiar no quesito aluno-escola.
- A importância do uso das tecnologias na alfabetização.
- Elaborar uma metodologia para minimização dos problemas
- METODOLOGIA
As etapas que seguem que a pesquisa foi realizada por meio da observação da dificuldade dos Professores em introduzir os jogos e suas tecnologias nas salas de aula, e outras dificuldades encontradas no decorrer do estudo:
...