TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Educação Infantil

Por:   •  6/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

                             LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        PLANEJAMENTO ANUAL        8

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O relatório de estágio da "Educação Infantil" visa observar, analisar e descrever práticas em sala de aula e aproximar a realidade profissional participando de situações fictícias de trabalho (incluindo grupos de alunos e supervisores). No estágio, temos a oportunidade de experimentar tudo o que aprendemos na sala de aula, refletir sobre qual abordagem escolheremos no futuro e como interagir com as crianças na educação infantil em uma sala.

Agora é hora de entender, analisar e experimentar o sonho teórico do método desejado. Nós (estudantes) também podemos melhorar nossas escolhas como professores, com base em conexões reais com nossa profissão. Para nós (futuros educadores), essa experiência tem um significado único, porque somente participando diretamente da área escolar podemos entender as atitudes, dificuldades, desejos e satisfações que os profissionais dessa área podem vivenciar.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Falar sobre o papel dos professores na educação infantil torna as informações que buscamos além do que podemos obter. Segundo Vygotsky, há um lugar importante para desenvolver e aprender relacionamentos em suas obras.

Para ele, a criança começou a aprender antes de ir para a escola, mas a aprendizagem na escola trará novos fatores ao seu crescimento. A aprendizagem é um processo contínuo, e a educação é caracterizada por um salto qualitativo de um nível de aprendizado para outro, daí a importância das relações sociais.

Dois tipos de desenvolvimento foram identificados: o verdadeiro desenvolvimento refere-se às conquistas que foram consolidadas na capacidade ou função da criança de atuar sozinha, sem a ajuda de outras pessoas.

Geralmente, a criança é avaliada apenas nesse nível, ou seja, apenas a capacidade que ela concluiu é avaliada. Desenvolvimento potencial refere-se ao trabalho que uma criança pode realizar com a ajuda de outra pessoa. Nesse caso, a experiência é muito importante, porque ele aprende através do diálogo, colaboração e imitação... A distância entre os dois níveis de desenvolvimento, chamamos de área de desenvolvimento potencial ou proximal, ou seja, a criança usa "apoio" até que possa A função de executar atividades específicas individualmente.

Por isso Vigotsky afirma que “aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã – ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã” (VIGOTSKY, 1984, p. 98).

O conceito de zona de desenvolvimento proximal é muito importante para estudar o desenvolvimento infantil e programas educacionais, pois pode avaliar o desenvolvimento individual. Aqui, estratégias de ensino podem ser formuladas para que as crianças possam se desenvolver na sua aprendizagem. Esta é uma área de conhecimento cooperativa. O mediador ajuda a criança a alcançar um desenvolvimento próximo, ou seja, ajuda a traduzir o desenvolvimento potencial em desenvolvimento real.

Desde o momento do nascimento, o desenvolvimento e o aprendizado estão inter-relacionados, e o ambiente físico ou social afeta o aprendizado das crianças, permitindo que elas cheguem à escola com uma série de conhecimentos adquiridos. Na escola, as crianças desenvolverão outro tipo de conhecimento. Portanto, o conhecimento pode ser dividido em duas categorias: conhecimento adquirido a partir de experiências pessoais, concretas e cotidianas, denominadas "conceitos cotidianos ou espontâneos", caracterizadas pela observação, manipulação e experiência direta das crianças, bem como entre as crianças. O "conceito científico" adquirido. As salas de aula são aquelas crianças que não podem observar diretamente as crianças ou tomar medidas imediatas.

As escolas têm papel fundamental na formação de conceitos científicos, principalmente no estágio maduro, proporcionando às crianças conhecimentos sistemáticos que não estão relacionados à sua experiência direta. Os brinquedos são um mundo fictício no qual as crianças podem realizar seus desejos. A jogabilidade é uma fonte importante de desenvolvimento e é muito valorizada na área de ponta a ponta. Neste caso, especialmente "acredita" no jogo. Essas atividades são geralmente usadas na aprendizagem na primeira infância (após três anos) e podem participar da educação infantil em situações imaginárias. Através da imaginação, a criança estabelece regras reais da vida cotidiana. Mesmo que exista uma grande distância entre comportamentos na vida real e comportamentos em brinquedos, o desempenho no mundo imaginário e o estabelecimento de regras a serem seguidas ainda produzirão uma área de desenvolvimento de curto prazo, desde que orientem os conceitos que estão sendo desenvolvidos. E processo (REGO, 1994, p. 83).

A partir do momento em que a escola ensina sistematicamente, a escola se torna muito importante: é uma atividade diferente das atividades fora da escola, onde as crianças podem aprender a ler, escrever, dominar cálculos e outros conhecimentos, expandindo seu conhecimento. Não apenas porque as crianças vão aprender na escola, mas também depende de todo o ambiente, seja ele político, econômico ou métodos de ensino.

Os cursos que os alunos estão ouvindo e lembrando-se do conteúdo não são suficientes para dizer que o aprendizado realmente ocorreu e que o aprendizado precisa de mais. O trabalho educacional deve estar vinculado à capacidade de promover o desenvolvimento infantil e avaliar o desenvolvimento potencial e as áreas de desenvolvimento proximal. A escola deve se concentrar no aluno, valorizar seus conhecimentos anteriores, trabalhar com eles, estimular o potencial e permitir que o aluno supere sua capacidade e supere seu desenvolvimento e aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (243.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com