O Portfólio na Educação Infantil
Por: Jéssica Lisboa • 28/4/2023 • Relatório de pesquisa • 4.653 Palavras (19 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS ................................................................................8
2 - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO .................................................................10
2.1 - BNCC - Base Nacional Comum Curricular ........................................................10
2.2 - AVALIAÇÃO APRENDIZAGEM ........................................................................11
3 - O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ....................................12
3.1 - ROTINA DE AULA ............................................................................................12
3.2 - PROFESSOR EQUIPES PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA13
4 - TCT - TEMAS CONTEPORÂNEOS TRANSVERSAIS ........................................14
5 - SITUAÇÃO PROBLEMA ......................................................................................16
6 - PLANO DE AULA .................................................................................................18
CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................20
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Os estudos de alguns autores como Vigotsky que tinha como linha de pensamento, de que linguagem deveria se unir para organizar o pensamento, e que o pensamento não e só biológico como o dos animais, que o papel da linguagem no processo de desenvolvimento humano e o cerne principal, e também que o conhecimento se dá principalmente pela interação do sujeito com o meio. É a partir, destas ideias, e não só desta corrente de pensamento, mas também de outros autores como Leontieve Elkonimque foram de suma importância para a construção de um pensamento críticohistoricamente do professor. O que levou a todos a considerar outros aspectos, que antes não eram dados devido atenção como a história, origem, e o meio o qual a criança está inserida a definem, e principalmente o seu desenvolvimento.
Porém, não basta só entender e desenvolver pensamento críticos sem ferramentas adequadas para pô-las em pratica, para isso temos como auxilio para esta missão o PPP – Projeto Político Pedagógico que orienta toda ação educativa escolar, determina diretrizes e metas, e a BNCC Base Nacional Comum Curricular que define o que cada aluno deve aprender ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
A BNCC, contempla os Temas Contemporâneos Transversais que superficialmente falando são temas que o Ministério da Educação (MEC) definiu para que as instituições incorporassem a seus planos pedagógicos afim de fornecer uma formação integral aos alunos para a compreensão e construção da sua realidade social, com a intenção de formar alunos preparados em todos os âmbitos com pensamento critico e conhecedor de sua realidade.
Para que toda esta engrenagem funcione devem estar todos alinhado, não só com leis, parâmetros e diretrizes, para uma instituição oferecer um ensino de qualidade terá que ir muito além da relação professor aluno, todos deverão estar na mesma sintonia equipe pedagógica, funcionários, professores, alunos. O dialogo devera ser sempre a melhor opção para resolução de pendencias, tentar entender, compreender a realidade de cada um dos envolvidos na comunidade escolar será o desafio.
E continuando no assunto resolução de problemas temos a “nossa situação problema” situação bem próxima da nossa realidade, escola com alto índice de evasão, alunos com baixo rendimento em relação à média estadual, uso excessivo de aparelhos celulares, pouco recurso financeiro para modernização o desafio ficou por conta de apresentar um plano de aula que de alguma forma traga estes alunos para a sala de aula. Não é só estar fisicamente dentro da sala, e apresentar um plano para resgatar de fato estes alunos, sua atenção e interesse será o ponto mais difícil, e a escolha da metodologia adequada através do conhecimento até aqui adquirido para este plano será determinante.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A Educação Infantil como etapa inicial da educação básica é de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades que possibilitarão a compreensão e interiorização do mundo humano pela criança, neste sentido é essencial trabalhar atividades operacionais, pois é a partir da interação com o meio, determinado por um ato intencional e dirigido do professor que a criança aprende (Vigotsky, 1998).
O debate que se iniciou na década de 1990 voltado a educação de criança de 0 a 6 anos surge no cenário da educação com um outro olhar, se antes a educação voltada a esta faixa etária era compreendida como assistencial (como no caso de creches), como estratégias de prevenção do fracasso escolar, e ainda como preparação para o Ensino Fundamental, neste contexto o olhar agora seria outro.
Na especificidade da Educação Infantil, após este debate entenderam que romper com modelos antigos do ensino da Educação Infantil, era necessário, e que crianças não precisavam aprender conteúdos propriamente ditos nesta faixa etária, e que nesta idade elas precisavam e deveriam ser cuidadas, preparadas e inseridas na comunidade escolar de forma lúdica, de acordo com seu tempo e espaço.
Para Vigotsky o papel da cultura e das relações sociais no desenvolvimento do psiquismo se afasta do maturacionismo, (parte do princípio que fatores hereditários ou de maturação são mais importantes para o desenvolvimento da criança) do ambientalismo (processo de aprendizagem no qual o estimulo ambiental e a principal resposta do indivíduo) e do interacionismo (defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos).Vigotsky não concebia a ideia de que a criança se desenvolve naturalmente, como era na épocaque a educação infantil era pautada no assistencialismo.
...