O Presente estudo destaca a importância das brincadeiras e dos jogos na educação infantil.
Por: Dayane Zanetti • 25/10/2017 • Monografia • 5.456 Palavras (22 Páginas) • 591 Visualizações
RESUMO
O presente estudo destaca a importância das brincadeiras e dos jogos na educação infantil. Apresenta o brincar no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. Tem como objetivo explorar o significado de brincar e conceituar os principais conteúdos utilizados para determinar a ação de brincar, tornando-se do mesmo modo importante compreender a natureza recreativa, onde a criança dialoga consigo mesma e com o mundo que a rodeia, assimila a existência dos outros, institui relações sociais, estabelece conhecimentos, crescendo integralmente, e ainda, os bens que o brincar promove no desenvolver da pratica de ensino-aprendizagem infantil. É importante observar e incentivar as competências de criar das crianças, pois é esta que constitui a forma como a criança enxergara o mundo, na construção da lógica infantil. Sendo assim, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na contemplação de leitura de livros, artigos, projetos e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente ao tema. Sabe-se que a brincadeira faz parte do desenvolvimento infantil, porém o que se deseja destacar é o desenvolvimento intelectual cognitivo que ocorre com as crianças quando estão a brincar, e que a as brincadeiras são de grande importância na escola, pois o professor utilizando-se desse meio poderá despertar em seus alunos novos conhecimentos, socialização e o estimulo à maturidade.
Palavras-chave: Brincar. Jogos. Educação Infantil. Ludicidade. Professor.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................
3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................
3.2 Justificativa.................................................................................................
3.3 Problematização.........................................................................................
3.4 Objetivos....................................................................................................
3.5 Conteúdos.................................................................................................
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................
3.9 Avaliação....................................................................................................
4 Considerações Finais...................................................................................
5 Referências..................................................................................................
6 Apêndice (opcional)......................................................................................
7 Anexos (opcional) ........................................................................................
INTRODUÇÃO
O presente projeto visa apontar a importância sobre a utilização de brincadeiras e jogos na educação infantil, como desenvolvimento na aprendizagem cognitiva e intelectual das crianças. O brincar se destaca como fundamental importância na construção da aprendizagem da criança enquanto indivíduo, pois não se trata apenas de um momento de diversão, mas simultaneamente, ocorre a construção da assimilação de saberes da criança, que será levada para sua vida futura.
O trabalho justifica-se por compreender que os jogos e brincadeiras devem ser explorados por todos os professores e utilizados como recursos pedagógicos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e significativo para os alunos, proporcionando-os conhecimentos de si próprio, despertam o sentido investigativo quando buscam solucionar uma atividade através de tentativas, ou seja, os jogos, brincadeiras, atividades lúdicas são atividades construtivistas capazes de contribuir para o desenvolvimento da criança integralmente.
O interesse em criar este projeto manifestou-se do desejo em expandir, questionar, buscar e esclarecer determinadas questões relacionadas às viabilidades de aprendizagem que o brinquedo e os jogos podem oferecer para as crianças da educação infantil, abordando brincadeiras que podem ser reproduzidas pelo educador no ambiente educacional e a contribuição que as mesmas podem oferecer.
Os objetivos centrais para a construção desse projeto foi destacar o brincar como direito da criança; oportunizar a criança a desenvolver brincadeiras por si próprias; discutir sobre a utilização de atividades lúdicas na fase educacional infantil; apresentar os benefícios do ato de brincar e sua importância no desenvolvimento infantil aos docentes. Serão trabalhados os conteúdos de português, matemática, ciências, geografia, historia artes.
Para a realização deste projeto de pesquisa será utilizado recurso amparado por pesquisa bibliográfica, a partir de grandes contribuições de autores como Piaget, Vygotsky, Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Montessori e Freinet que contribuíram com a educação Infantil, pesquisas cientificas, Portal do Ministério da Educação, conversas com educadores durante o desenvolver do estagio na educação infantil, observação de praticas pedagógicas e busca por artigos científicos publicados.
Dessa forma esta pesquisa investigará o elo entre brincar e aprender na educação infantil, metodologias para que as brincadeiras sejam aplicadas de maneira prazerosa e lúdicas através do aprender brincando, o desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem através de brincadeiras mediadas pelo professor,
...