O Professor Pesquisador
Por: dyocampanha • 22/9/2016 • Resenha • 474 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Professor pesquisador: Um leque de possibilidades
O professor, com o passar dos anos, presencia as mais diferentes situações no ambiente escolar. E, essas experiências vivenciadas, o fazem questionar sua prática e, consequentemente, a busca por melhorias vem à tona. Devido a isto, faz-se importante analisar a formação do professor tendo em conta o contexto em que ele está inserido.
Na contemporaneidade existe a necessidade de ter-se um professor pesquisador e reflexivo. O educador deve refletir sua prática e, a partir dessa reflexão, estabelecer novas possibilidades de ação docente, mas para que isso aconteça, é preciso que a pesquisa seja inserida no cotidiano dos profissionais da educação.
Para tornar a sala de aula um espaço de aprendizagens significativas, é necessário por parte do educador, conhecer o ambiente em que os educandos estão inseridos. Conhecer a realidade social do aluno é de extrema importância, pois contribui com a busca por alternativas que favorecem o conhecimento.
As escolas, as turmas e os alunos, não são iguais, jamais serão. A diferença está em cada parte de terra existente em nosso país, um lugar marcado pela diversidade cultural. Assim, para atingir positivamente o aluno, o professor pesquisador deve reunir informações, conhecer e refletir a realidade e a partir disso, mudar suas práticas (se necessário) para obter melhores resultados em sala de aula.
A reflexão da ação docente, acontece quando o professor reflete sobre situações cotidianas enquanto ele próprio as vivencia. A avaliação feita por ele sobre essas práticas, leva-o a descobrir seus acertos e suas falhas, possibilitando a promoção de melhorias.
O conhecimento não está pronto, por isso buscar o aperfeiçoamento e o progresso é importante para o professor preocupado com a prática. Mas a mudança, o progresso, o aperfeiçoamento só acontece se o professor realizar uma reflexão sobre si mesmo e sobre suas ações. Pois o professor pesquisador e consequentemente reflexivo, não vê sua prática como perfeita e inquestionável, pelo contrário, ele sempre lê, observa, pesquisa, questiona e procura oferecer seu melhor para o aluno.
Investir nos alunos, em seus conhecimentos não só adquiridos na escola, mas obtidos no mundo que os cerca, talvez seja importante para resolver questões que os prejudicam diariamente. Envolver a comunidade escolar, fazendo-os perceber os problemas para buscar soluções que permitam a melhoria de vida tanto escolar quanto social dos educandos, é conhecer e interpretar os fatos que estão a sua volta, permitindo que eles deixem de ser cegos apesar de enxergar.
Claro, o professor não possui “poderes” para resolver todos os problemas presentes na escola, ele trabalha com limitações e principalmente possibilidades. Não existem garantias de que seus esforços darão resultado, mas para que aconteça uma mudança, mesmo que a longo prazo, é preciso que pequenos passos sejam dados.
Dyovanna Stephanie Aparecida Campanha
Referências bibliográficas
PORTO, Patrícia de Cássia Pereira. In: ___ ESTEBAN, Maria Teresa e ZACCUR Edwiges (orgs). Professora Pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro. DP&A, 2002. 80-96 p.
...