O Programa De Estágio Em Educação Infantil
Por: Sol Vieira • 4/10/2023 • Dissertação • 466 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
O texto contextualiza a educação infantil como uma etapa crucial na vida das crianças, onde ocorrem importantes processos de desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Destaca-se a necessidade de uma abordagem educacional adequada para maximizar o potencial das crianças. Discute a importância da educação infantil como uma fase fundamental no desenvolvimento das crianças e como o papel do professor desempenha um papel crucial nesse processo.
Analisa as teorias de Vigotski, Leontiev e Elkonin, que fizeram avanços significativos na nossa compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.
A autora examina a visão de Vigotski sobre a aprendizagem das crianças, enfatizando a relevância da interação social e o papel do professor como mediador.
Vigotski argumentou que o desenvolvimento cognitivo é impulsionado pelas interações sociais e pela linguagem. Vigotski: “Não se pode aplicar à teoria do desenvolvimento infantil a mesma concepção do meio que se adota na biologia a respeito da evolução das espécies [...] a realidade social é a verdadeira fonte de desenvolvimento..." como fator crucial para o seu pleno desenvolvimento.
Discutimos também a contribuição de Leontiev, que enfatizou a relação entre atividade prática e desenvolvimento, argumentando que a aprendizagem é baseada na atividade e os professores devem criar ambientes ricos em atividades significativas.
Também apresenta a perspectiva de Elkonin, que se centra na pré-escola e na importância da brincadeira como atividade de aprendizagem fundamental, e destaca como os professores podem utilizar os brinquedos de forma educativa e apoiar o desenvolvimento das crianças.
A análise dos autores sobre o desenvolvimento psicológico tem impacto direto no trabalho pedagógico, pois enfatiza a influência do desenvolvimento das funções psicológicas da criança no processo educativo.
Os aspectos básicos das visões de Vigotski, Leontiev e Elkonin são históricos, ou seja, o desenvolvimento infantil não é determinado por leis universais da natureza, mas encontra-se ligado às condições objetivas da organização social, o que aponta para a impossibilidade de se estabelecer estágios do desenvolvimento psicológico que se suceda em uma ordem fixa e universal, válida para toda e qualquer criança em todo e qualquer contexto e a qualquer tempo.
O ambiente em que a criança vive afeta o seu desenvolvimento, isto significa que as funções psíquicas são culturais, não biológicas.
O foco da educação infantil não é o processo de ensino-aprendizagem, mas nas relações educativas e pedagógicas que inclui não apenas aspectos cognitivos, mas também modos de expressão, criatividade, afeto, nutrição e saúde. Portanto, nesta idade, os professores devem acompanhar, facilitar e estimular o desenvolvimento das crianças, e não apenas ensinar.
A educação deve levar considerar a bagagem cultural e criar condições adequadas ao desenvolvimento da criança.
Para Vigotski, Leontiev e Elkonin, não há como fazer uma educação infantil sem educar e ensinar. O ensino e a aprendizagem são considerados a “fonte de desenvolvimento”, portanto, o ensino deve preceder o desenvolvimento. Em outras palavras, o ensino deve promover o desenvolvimento.
...