TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ensino

Por:   •  10/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.975 Palavras (16 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 16

                           centro educacional anhanguera

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

licenciatura em pedagogia

[pic 1][pic 2]

LEME

2021

LEME

2021

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]LEME

2021


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        15

8        CRONOGRAMA        16

9        RECURSOS        17

10        AVALIAÇÃO        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

.

INTRODUÇÃO

O referente projeto de ensino do curso de licenciatura em pedagogia visa apresentar uma contextualização bibliográfica acerca do processo de alfabetização de jovens e adultos, direcionando as possibilidades de aprendizagem oral e escrita para os indivíduos que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizados no período regular, com isso, o conteúdo abordado no projeto identificará as principais opiniões de autores renomados como Ferrero (2005), Barbosa (2005) e Kleiman (2002) que demonstra que “[...] os valores e crenças dos grupos que usam a escrita para fazer sentido da situação nas práticas cotidianas”, ou seja, dinamiza a necessidade de incentivar o processo de alfabetização dos jovens e adultos pois se faz necessário para uma boa convivência em sociedade em seu dia-a-dia.

  1. TEMA

A linha de projeto de ensino escolhido foi à docência, sobre a temática acerca do processo de alfabetização de jovens e adultos, segundo o autor Barbosa (2008) caracteriza-se “a necessidade de uma maior compreensão da opção de autoestima em alfabetização de jovens e adultos, tendo em vista o quanto o conceito se encontra, do ponto de vista semântico, carregado de conotação psicológica’’, com isso, enfatiza a necessidade da escolha da temática para ser abordada no presente projeto.

A alfabetização de jovens e adultos no brasil, e um tema muito interessante e me chamou bastante atenção pelo fato de muitos jovens terem tido a oportunidade de concluir o ensino médio, mas não o fez por vários motivos como: gravidez precoce, vulnerabilidade, trabalho ou até mesmo por motivos pessoais. e ao mesmo digo pelos adultos, muitos deixaram a escola porque teve que trabalhar, ou até mesmo por falta de motivação dos pais que talvez naquela época não via a importância da escola. São vários os motivos. Alguns extrapolam os muros da escola, enquanto outros têm a ver diretamente com a qualidade da Educação, ou seja, envolvem o Ministério da Educação (MEC), Secretarias Municipais e Estaduais, gestores e, é claro, os professores que lecionam na modalidade.

          Entender a relação entre alfabetização e letramento e fundamental para que possamos construir práticas construtivas e efetivas de ensino da leitura é da escrita em turmas da educação de jovens e adultos. Nesse texto buscaremos refletir sobre esses dois conceitos que, como propôs soares (1988), consideramos distintos, mas indissociáveis. A alfabetização consiste na ação de alfabetizar de ensinar crianças jovens e adultos a ler e escrever vista pela ótica do aprendiz, ela consiste no processo de ser alfabetizado de ser ensinado a ler e escrever. Como nos propõe soares (1988) “alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado’’ (soares 1988, p.47)

  1. JUSTIFICATIVA

           Necessitado da perfeição de proporcionar conteúdos bibliográficos que promovem as divisões de instrução sobre a alfabetização dos jovens e adultos na coletividade atual, foi escolhida a referente temática, que vale advertir os métodos característicos sobre as qualidades deste tipo de catequização, as metodologias utilizadas pelos profissionais da educação, o planejamento didático, as motivações sociais e educativas para o respectivo público.

            A  maior causa das interrupções  educativas variam muito, seja por motivos econômicos, familiares, religiosos ou deslocamento, seja por falta de incentivos por parte dos familiares ou até mesmo por motivação do docente dentro da sala de aula, por esses ou até outros motivos  ficaram incapazes de concluir o ensino regular na idade correta, para isso, existem politicas publicas educativas que precisam ser proporcionadas ao longo deste projeto para ressaltar as probabilidades e direitos pertencentes aos jovens e adultos para alfabetização.

              O altor Soares (2004) demostra que o aperfeiçoamento que “a condição que assume aqueles que aprendeu a ler e escrever, neste conceito de que a escrita traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas, linguísticas,’’ se faz indispensável proporcionar as aversões que este público educacional está arborizado. Na decisão total de renúncia da continuação do ensino por se notarem reduzidos frente a outras faixas etárias, impossibilitadas de correlacionar os conteúdos impostos e a baixa alta estima frente as condições de aprendizagem e a dificuldade social de convívio escolar.

  1. PARTICIPANTES

           O público-alvo direcionado a esse projeto de ensino e para indivíduos entre 15 a 65 anos de idade que não puderam concluir os anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, também o ensino médio da escola pública.

           

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL
  • Apresentar as condições de ensino do processo de alfabetização de jovens e adultos

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar a opinião dos autores em relação ao ensino de jovens e adultos e o processo de alfabetização;
  • Caracterizar as principais dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Exemplificar as principais características da evasão escolar na idade de ensino regular;
  • Identificar vários métodos de ensino para o EJA inspirando práticas e teorias pedagógicas, que devem ser usadas no dia a dia do professor.
  1. PROBLEMATIZAÇÃO

        

        A muitos fatores que levam jovens e adultos a abandonarem a escola, mas, também a outros motivos para esta evasão.

        A maioria das faculdades de Pedagogia negligencia a EJA e não prepara os educadores para lidar com as especificidades da modalidade. O foco para tentar diminuir esta evasão deveria ser tanto nos docentes quanto nos jovens e adultos selecionando políticas públicas educacionais condizentes com a realidade da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com