O Projeto de Ensino
Por: Antônio Cezar Santos • 24/9/2022 • Projeto de pesquisa • 6.700 Palavras (27 Páginas) • 85 Visualizações
[pic 1]
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
[pic 2][pic 3]
Cidade
TEIXEIRA DE FREITAS
2021
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 5
2 JUSTIFICATIVA 6
3 PARTICIPANTES 6
4 OBJETIVOS 9
5 PROBLEMATIZAÇÃO 10
6 REFERENCIAL TEÓRICO 12
7 METODOLOGIA 13
8 CRONOGRAMA 22
9 RECURSOS 23
10 AVALIAÇÃO 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO
As crianças interagem com o mundo por meio de diferentes ferramentas. A apropriação de diferentes linguagens é fundamental para comunicar e compreender ideias, sentimentos e organizar o pensamento, portanto, pintar, brincar, pintar, linguagem corporal, etc. São formas de linguagem, que servirão de símbolos e signos culturais que as crianças entrar em contato e ajudar a construir novos símbolos para orientar seu comportamento no mundo.
O projeto “Lúdico na Educação Infantil: Aprendizagem na Brincadeira” enfatiza que a brincadeira é uma forma de os alunos participarem das atividades escolares, bem como um meio privilegiado de integração à realidade, expressando como as crianças percebem o mundo e brincam com suas coisas inerentes.
A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo refletir brevemente sobre o conceito de brincar, mostrar a importância do brincar no desenvolvimento infantil e propor o brincar como forma de aprendizagem para os cursos de educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, na cidade de Teixeira de Freitas - BA. Considere a valiosa contribuição desse mecanismo de interação social para o desenvolvimento das crianças.
Este tema está relacionado ao percurso de pesquisa da educação infantil, a partir dos conteúdos e da metodologia pedagógica da educação infantil, partindo de uma metodologia interessante, criativa e mais construtiva, os alunos irão interagir e respeitar melhor o espaço da educação infantil. Todos desenvolvem o processo de ensino e aprendizagem de forma coletiva e de forma prazerosa, você aprende no jogo. E para isso foram elencados conteúdos como: Danças, Numerais, Artes visuais, contando encantando, o que devo e o que não devo fazer entre outros.
A proposta de intervenção contará com recursos humanos como professores, alunos, coordenação e direção escolar. Dos mais diversos recursos materiais, incluindo resíduos e alguns produtos recicláveis, como garrafinhas e recursos de mídia, como programas de dados e computadores, televisores e DVDs. Ao observar a participação ou participação das crianças, a avaliação será contínua. Portanto, todo educador deve ajustar suas atividades de acordo com o tema do projeto para conectá-lo ao cotidiano escolar. Portanto, vale destacar que as atividades voltadas para o lúdico devem ser apresentadas por meio de um conceito crítico e compreensível da importância desse método de ensino, e não de um conceito ingênuo de matar o tempo e o prazer superficial. Consciente da importância do brincar na formação integral das crianças e do seu contributo para a construção do conhecimento nesta fase.
E finalizando o trabalho teve como principais referenciais teóricos: CARLETO (2005), BONADIO, (2004), MEC (2009), SANTOS (1999),MACHADO(1986), LACERDA (2000), RCNEI (1998).
TEMA
O projeto vem discutindo o tema mais importante da atualidade, que é o brincar, principalmente na educação infantil, porque as brincadeiras são inerentes às crianças, porque as crianças não são só para brincar, todo jogo é importante para ela. Significativo, ela com certeza vai aprender a brincar. Se uma criança recebe uma boa educação, obviamente terá sucesso e apoiará sua criatividade e comportamento de produção na idade adulta. Neste caso, a escola tem a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e caráter do cidadão, especialmente É como ele se comporta. Em alguns casos, incluindo situações relacionadas ao jogo.
O projeto é desenvolvido a partir de pesquisas em educação e ensino infantil, e está relacionado aos cursos de pedagogia em métodos de ensino da educação infantil. Por conseguinte o projeto deve contribuir de forma significativa em minha formação como pedagoga para os dias atuais, frente a uma educação diferenciada onde o brincar faça parte da rotina diária, mais não o brincar por brincar, mais sim brincadeiras que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem das crianças na instituição em que o mesmo será executado.
O projeto é desenvolvido a partir de pesquisas em educação e ensino infantil, e está vinculado aos cursos de pedagogia em métodos de ensino da educação infantil. Portanto, este projeto deve dar uma contribuição significativa para a minha formação como educador hoje. Diante de uma educação diferenciada, nesta formação, o brincar faz parte do cotidiano, não só de brincar, mas de brincadeiras que auxiliem processo e aprendizagem das crianças na instituição.
JUSTIFICATIVA
Neste contexto, procuramos contribuir para a educação infantil escolar através deste projeto de intervenção educativa cujo tema é: “LUDICIDADE na Educação Infantil: Aprender na Brincadeira”.
No contexto do ensino e da aprendizagem, a educação infantil atual deve estar sempre atenta e buscar estratégias que possam garantir o cuidado e a educação infantil, pois as crianças não podem ser consideradas micro adultos e sua abrangência deve ser respeitada. Idade é necessário realizar ações interessantes para intervir para atender às necessidades físicas e mediar o desenvolvimento social e cultural das crianças, para garantir que o tripé da educação infantil nesta fase, ou seja, o direito ao brincar, ao cuidado e à educação.
...