O Projeto de Ensino em Educação Básica
Por: Tanayara de Souza • 28/4/2021 • Trabalho acadêmico • 3.068 Palavras (13 Páginas) • 210 Visualizações
unopar – universidade norte do paraná
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
licenciatura em pedagogia
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
João Monlevade
2020
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA....................................................................................................5
3 PARTICIPANTES 6
4 OBJETIVOS 7
5 PROBLEMATIZAÇÃO 8
6 REFERENCIAL TEÓRICO 10
7 METODOLOGIA 12
8 CRONOGRAMA 13
9 RECURSOS 14
10 AVALIAÇÃO 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
O presente projeto de ensino faz uma abordagem sobre a utilização da literatura infanto-juvenil como instrumento na edificação do saber no processo de ensino/aprendizagem na modalidade de ensino do Fundamental I, sua importância na formação da criança/adolescente e sua percepção de mundo.
Para abordar este assunto, é necessário introduzir um pequeno resumo do surgimento da literatura infantil. A literatura para crianças e adolescentes surgiu em meados do século XVII e XVIII, juntamente com o conceito de infância. Pois até então, crianças eram vistas como “adultos em miniatura”. Logo após o surgimento deste conceito, começou-se a separar o que era adequado para cada idade; fazendo com que até mesmo os contos populares sofressem modificações, tornando-os uma literatura com caráter normativo, com intuito de ensinar moral, bom comportamento e castigo para a desobediência.
Cademartori (1986) afirma que a literatura, enquanto só substantivo, não tem um público específico e que este é formado por quem quer que esteja interessado. Porém a literatura com adjetivo é pressuposto que sua linguagem, temas e pontos de vista estejam dentro do que interessa o público específico. Como, por exemplo, a literatura infanto-juvenil, que se destina a crianças e adolescentes.
Deste modo, este trabalho abre discussão sobre a literatura infanto-juvenil como ferramenta no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem na educação de crianças, e como torná-la atraente para seus leitores.
Sendo assim o presente projeto de ensino busca desenvolver o tema tendo em vista a literatura infanto-juvenil como instrumento de edificação do saber com o objetivo de despertar o interesse pela leitura; formar leitores competentes, hábeis para interpretar textos coerentemente e com capacidade de estruturar os pensamentos. De tal maneira que a metodologia de ensino da literatura infantil também coopere para a melhoria das demais disciplinas escolares, além do crescimento pessoal, psicológico e cultural das crianças leitoras.
TEMA: LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INSTRUMENTO NA EDIFICAÇÃO DO SABER.
Este projeto tem como tema a “Literatura Infanto-Juvenil Como Instrumento Na Edificação do Saber” no processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública de ensino na modalidade do Ensino Fundamental I.
A literatura infanto-juvenil é imprescindível para a educação funcionar. Pois ela está presente no cotidiano do infante antes mesmo do ensino da leitura e escrita, seja de forma oral ou representada cinematograficamente.
No estudo da Pedagogia é possível se observar a importância da literatura infantil na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. De acordo com Zilberman (1982), o trabalho com a literatura deve contar com a colaboração de um docente apto para escolher obras apropriadas ao leitor infantil; a empregar recursos metodológicos que estimulem a leitura e suscite a compreensão das obras pelos alunos.
Não ter o hábito de leitura, muito se deve a falta de estímulo em casa ou na escola enquanto criança; seja por parte de pais desinteressados na educação de seus filhos ou professores não preparados adequadamente. Usando as palavras de Cecília Meireles (1984, p. 123):
“Se considerarmos que muitas crianças, ainda hoje, têm na infância o melhor tempo disponível da sua vida, que talvez nunca mais possam ter a liberdade de uma leitura desinteressada, compreendemos a importância de bem aproveitar essa oportunidade.”
Deste modo, requer o exemplo do professor que lê e fala sobre a importância dos livros e literatura. E é importante trabalhar a literatura infanto-juvenil desde a idade pré-escolar através de leituras em voz alta para os alunos e mostrar a gravura dos livros, pois contribuirá no desenvolvimento do vocabulário e também no estímulo à leitura continuamente.
.
JUSTIFICATIVA
É possível perceber na realidade de hoje em como o hábito de ler está cada vez menos presente no cotidiano das crianças. Na era dos games cada vez mais realísticos, redes sociais e YouTube com uma infinidade de conteúdo, os livros tem sido deixados de lado, ou nem mesmo chegam a fazer parte do dia-a-dia fora do ambiente escolar. O que acarreta em um vocabulário precário, dificuldade de interpretação e compreensão, erros gramaticais e ortográficos e produções pouco significativas.
Essas são as razões que justificam o trabalho com a literatura infantil na escola.
A literatura infanto-juvenil tem um papel muito importante na educação de crianças, pois colabora com o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção textual; competências relacionadas à comunicação e expressão. Embora seja item de estudo do curso de Pedagogia, a literatura nem sempre é bem utilizada pelo docente quando se está atuando na sua área, muitas vezes devido à falta de obras adequadas para a faixa etária dos discentes, ou pelos mesmos não saberem como abordar.
...