O Protagonismo Infantil
Por: Leticia Melo • 19/7/2016 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 840 Visualizações
SUMARIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................Erro: Origem da referência não encontrada
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4
CONCLUSÃO...............................................................................................................5
REFERÊNCIAS............................................................................................................6
O Protagonismo Infantil de Malaguzzi
Introdução
O tema do portfólio este semestre é bastante inovador. Refere-se a uma
metodologia que não esta em nossos livros.
Trata-se do protagonismo infantil de Loris Malaguzzi, um psicólogo-educador que implantou este sistema na cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália.
A cidade de Reggio Emilia tem hoje aproximadamente 170 mil habitantes, que, encontraram após a II Guerra Mundial, uma cidade de escombros e junto dela, a necessidade de reconstruir suas vidas.
Uma parcela dos cidadãos decidiu então que a melhor forma de reconstruir o tecido político, cultural, e social, da comunidade seria o caminho de construir uma escola com as próprias mãos.
Veremos também a atuação da sociedade e do professor no protagonismo infantil e os resultados desta experiência.
Desenvolvimento
Loris Malaguzzi nasceu em 1920, depois do final da Segunda Guerra e cursou psicologia em Roma. Na idade adulta foi secretário de educação do município de Reggio Emilia, no norte da Itália, onde colocou em prática sua teoria e manteve permanente conexão com a teria/prática, nas produções escritas sobre avanços conceituais na formulação e implementação de políticas, práticas pedagógicas e formação de professores nas áreas da educação infantil,com ênfase em suas ideias inovadoras..
Como vimos na disciplina deste semestre, a criança no contexto histórico, era tratada como adulto em miniatura, ou seja a infância era reduzida ao período de fragilidade física e a criança era rapidamente inserida no convívio dos adultos que se responsabilizavam pela transmissão de valores. (VAGULA, 2013,p.04)
Malaguzzi então veio para denunciar estes abusos e preconceitos existentes em relação à criança, colocando-a como protagonista em mundo adultocêntrico, propondo uma educação igual para todos.
Para Faria (2007) Malagurri é fundador de uma filosofia da educação inovadora, através das diferentes 100 linguagens da criança, colocando-a como protagonista em um mundo adultocêntrico.
Malaguzzi vivenciou sua juventude sendo “roubada” por 6 anos de guerra.
Malaguzzi era comunista e pensava a educação com uma visão marxista:
Com a visão marxista, o comunista Malaguzzi partia do pressuposto de que a educação não é neutra, pois ela tanto produz quanto transforma a realidade. Apaixonado pela educação, desafiado a inovar constantemente, elaborou e coordenou a construção
...