O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO APÓS O ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL PROFISSIONAL EM ESCOLAS DE BOA VISTA
Por: Jhonatan Pereira • 2/1/2019 • Monografia • 34.231 Palavras (137 Páginas) • 492 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDAD PEDAGOGICA EXPERIMENTAL LIBERTADOR
INSTITUTO PEDAGOGICO DE MARACAY
MAESTRIA EN EDUCACIÓN MENCIÓN EDUCACIÓN SUPERIOR
O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO APÓS O ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL PROFISSIONAL EM ESCOLAS DE BOA VISTA - RORAIMA
HELYZAMA FERNANDES CUTRIM NUNES
VENEZUELA, MARACAY DE 2018.
HELYZAMA FERNANDES CUTRIM NUNES[pic 2]
O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO APÓS O ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL PROFISSIONAL EM ESCOLAS DE BOA VISTA - RORAIMA
Projeto de Pesquisa de Mestrado apresentado ao curso de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Pedagógica Experimental Libertador, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Linhas de Pesquisa: Formação Superior: Políticas Públicas.
Orientador: Prof. Drº. Fábio Kornelyws da Silva Gonçalves Machado
VENEZUELA, MARACAY DE 2018.
PROGRAMA DE POSTGRADO EN EDUCACIÓN
DIRECCIÓN DE POSTGRADO
MAESTRIA EN EDUCACION
A comissão abaixo assinada aprova a tese de Mestrado: O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO APÓS O ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL PROFISSIONAL EM ESCOLAS DE BOA VISTA - RORAIMA
Elaborada por HELYZAMA FERNANDES CUTRIM NUNES como requisito para obtenção do grau de Mestre em Educação.
_____________________________________________________
Profº. Drº. Fábio Kornelyws da Silva Gonçalves Machado
(Orientador)
COMISSÃO EXAMINADORA
_________________________________________________________
Prof. Dr. Pedro Menin
_________________________________________________________
Prof. Dr. Elialdo Rodrigues de Oliveira
_________________________________________________________
Prof. Drª Francisca Fumero
VENEZUELA, MARACAY DE 2018.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus por me oportunizar com este curso de Mestrado, pois ele me ajudou a chegar até aqui.
Especialmente a minha mãe e meu pai, que fizeram parte da minha formação pessoal, assim eu podendo ser uma boa profissional.
Ao meu marido Silas Lindoso, pela compreensão e ajuda durante o curso e aos meus filhos, Gabriel e Miguel.
Agradeço os meus colegas e amigos que alguma forma me ajudaram para a conclusão deste curso.
Ao meu Deus Grandioso, Onisciente e Onipresente, que com sua suprema bondade, deu-me a sabedoria e o conhecimento para desenvolver este trabalho.
Ao Silas, meu companheiro, esposo e amigo que sempre esteve presente em todos os momentos.
Aos meus filhos Gabriel e Miguel que me incentivaram.
Ao nobre Professor Esdras Tavares, diretor do Instituto ABAPAI que se empenhou muito para nos ajudar e que trouxe essa oportunidade.
O Serviço Social no âmbito educacional tem a possibilidade de contribuir com a realização de diagnósticos sociais, indicando possíveis alternativas à problemática social, vivida por muitas crianças e adolescentes, o que refletirá na melhoria das suas condições de enfrentamento da vida escolar (CAMILO; CORDEIRO).
RESUMO
O presente estudo trata da prática profissional do assistente social na área da educação após a formação superior, realizada em duas creches municipais no Município de Boa Vista, no período compreendido entre os anos de 2016 e 2017, recorte temporal ora proposto, merecendo destaque o caráter interdisciplinar da atuação. Tem como objetivo analisar a prática profissional dos assistentes sociais na educação após formação superior sendo percebida pelos diversos sujeitos – funcionários das escolas – familiares dos alunos atendidos – profissionais de serviço social que atuam na rede municipal de educação. Objetiva-se ainda caracterizar os serviços desenvolvidos pelos assistentes sociais que atuam na rede municipal de educação; realizar uma análise crítica das ações desenvolvidas; identificar novas possibilidades de ações profissionais e, enfim, contribuir, através da pesquisa, com os assistentes sociais e demais profissionais que se interessam pela atuação profissional da área da educação. Para o cumprimento de tais objetivos, busca sustentação nos pressupostos da pesquisa qualitativa e utiliza como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Diante de tais procedimentos, foram possíveis a descrição e a problematização de todos os serviços desenvolvidos pelas assistentes sociais junto à educação. Mediante a realização da pesquisa de campo, com a colaboração de funcionários das duas creches pesquisadas (educadoras e coordenadoras), além de cinco profissionais de serviço social que atuam na educação. Integração Instituição, Família e Comunidade, esclarecimentos sobre direitos, preocupação com a realidade sócio histórica e econômica dos alunos aparecem como pontos fortes da atuação do Serviço Social nas conclusões da pesquisa realizada. Verifica-se, neste estudo, que os sujeitos demonstraram compreensão quanto à importância do trabalho do assistente social na rede municipal de educação, embora muitos ainda o reconheçam em ações de caráter curativo relacionadas a expressões da questão social de alta complexidade.
Palavras - Chave: Educação. Formação Superior. Políticas Públicas. Serviço social escolar.
RESUMEN
El presente estudio trata de la práctica profesional del asistente social en el área de la educación después de la formación superior, realizada en dos guarderías municipales en el Municipio de Boa Vista, en el período comprendido entre los años 2016 y 2017, recorte temporal propuesto, mereciendo destaque el carácter interdisciplinar de la actuación. Se pretende analizar la práctica profesional de los asistentes sociales en la educación después de una formación superior siendo percibida por los diversos sujetos - funcionarios de las escuelas - familiares de los alunos atendidos - profesionales de servicio social que actúan en la red municipal de educación.Se pretende además caracterizar los servicios desarrollados por los asistentes sociales que actúan en la red municipal de educación; realizar un análisis crítico de las acciones desarrolladas; identificar nuevas posibilidades de acciones profesionales y, en fin, contribuir, a través de la investigación, con los asistentes sociales y demás profesionales que se interesan por la actuación profesional del área de la educación. Para el cumplimiento de tales objetivos, busca sustentación en los presupuestos de la investigación cualitativa y utiliza como recurso metodológico la investigación bibliográfica, documental y de campo. Ante tales procedimientos, fueron posibles la descripción y la problematización de todos los servicios desarrollados por las asistentes sociales junto a la educación. Mediante la realización de la investigación de campo, con la colaboración de funcionarios de las dos guarderías encuestadas (educadoras y coordinadoras), además de cinco profesionales de servicio social que actúan en la educación. Integración Institución, Familia y Comunidad, aclaraciones sobre derechos, preocupación por la realidad socio histórica y económica de los alumnos aparecen como puntos fuertes de la actuación del Servicio Social en las conclusiones de la investigación realizada. En este estudio se constata que los sujetos demostraron comprensión en cuanto a la importancia del trabajo del asistente social en la red municipal de educación, aunque muchos todavía lo reconocen en acciones de carácter curativo relacionadas con expresiones de la cuestión social de alta complejidad.
...