O brincar na educação infantil
Por: Patricia Burton • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
NOME | PATRICIA QUIDÁ BURTON |
RA | 7415626985 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Carla de Oliveira.
Anhanguera Educacional
2014
- Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;
O lúdico e a brincadeira esta presente no cotidiano infantil. A infância é idade onde a brincadeira e o lúdico tem papel importante em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
De acordo com Costa (2005, p.45), a “palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra é relativa também a conduta daquele que joga, que brinca e se diverte”.
O brincar esta presente em todas as dimensões da existência do ser humano, em especial na vida das crianças. Assim sendo a criança aprende a brincar brincado e brincando se aprende. Conforme Santos (1999), para a criança, brincar é viver.
Através da psicologia, adquirimos o conhecimento que, o brincar é genético, é também fundamental para o desenvolvimento psicossocial do indivíduo.
Ao brincar a criança se desenvolve nas áreas afetivas, psicomotora e cognitiva, sendo uma das melhores formas de socialização.
Para a criança, a brincadeira gira em torno da espontaneidade e da imaginação. Não depende de regras, de formas rigidamente estruturadas. Para surgir basta uma bola, um espaço para correr ou um risco no chão (VELASCO,1996).
De acordo com a entrevista da Profª. Tizuco Morchida: a criança hoje é vista como uma cidadã com Direito. Direito ao brinquedo e a brincadeira. Essa é uma concepção de criança e de infância dos tempos atuais.
Conclui-se que o lúdico e a brincadeira são muito importantes para o desenvolvimento integral da criança.
- Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira;
As dificuldades que a escola enfrenta ao trabalhar com as atividades lúdicas e as brincadeiras são muitas. Uma delas é a barreira criada pelos pais. Muitas vezes por falta de conhecimento sobre o assunto e também por valorizar os métodos tradicionais de aprendizagem, desfazendo das atividades lúdicas e das brincadeiras. Não sabe o quanto elas são importantes para o desenvolvimento integral e a aprendizagem da criança.
...