O brincar na educação infantil
Por: Vania Santos • 8/7/2021 • Trabalho acadêmico • 6.692 Palavras (27 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Vânia Santos Marciano
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VITÓRIA - ES
2019
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Vânia Santos Marciano
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho Científico apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito final para obtenção do Diploma de Graduação em Pedagogia.
Orientadora: Marta Amaral
VITÓRIA – ES
2019
RESUMO
O presente artigo tem como principal objetivo aprofundar conhecimentos sobre o brincar, a brincadeira e os jogos, apontando sua importância para o desenvolvimento da criança. O resultado da pesquisa indicou que o brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. O brincar é muito mais que recrear; sendo uma das formas da criança se comunicar consigo e com o mundo. Através da brincadeira são desenvolvidos o raciocínio lógico, resolução de problemas e a interação social, além da exposição e processamento de variadas emoções. O resultado também aponta que a brincadeira possibilita a socialização das crianças, pois é passando pelo processo de socialização que ela, no decorrer de seu desenvolvimento, assimila os comportamentos, valores, normas, códigos, papéis, ritos, costumes, convenções e modos de pensamento próprio do ambiente sociocultural. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica tendo como referência os autores Friedmann (1986); Kishimoto (2002); Carvalho (2015).
Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Aprendizagem. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Com a brincadeira a criança pode revelar seus sentimentos e frustrações e, ainda relacionar-se com as outras crianças que também vivem experiências durante a realização de atividades coletivas, que estimulam o seu desenvolvimento. Na escola, atividades como rodas, contação de histórias, jogos e brincadeiras combinadas estimulam além da aquisição de novos conhecimentos, a socialização entre as crianças. Dessa forma, nosso objeto de estudo consiste em investigar o brincar na aprendizagem de crianças da educação infantil.
O brincar, a brincadeira e os jogos, individuais ou em grupo, são ferramentas muito importantes para o desenvolvimento da criança, tanto físico como intelectual. O lúdico pode inserir a criança em situações que reflitam condições adversas, preparando-a para superar tais condições, desafios e o trabalho em equipe.
Esse trabalho se faz relevante pela necessidade de um aprofundamento teórico acerca do tema intitulado “O brincar na Educação Infantil”, está aliado a um desejo de conhecer mais como essa ferramenta pode contribuir para o desenvolvimento da criança e de sua aprendizagem de forma significativa.
É fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Não significa apenas recrear. É muito mais; caracterizado como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo. Também possibilita a socialização das crianças, pois é passando pelo processo de socialização que ela, no decorrer de seu desenvolvimento, assimila os comportamentos, valores, normas, códigos, papéis, ritos, costumes, convenções e modos de pensamento próprio do ambiente sociocultural.
Diante dessas considerações, a pergunta orientadora do estudo pode ser assim contextualizada: Como a utilização de ferramentas com o lúdico pode ser eficaz para o desenvolvimento integral da criança?
Como hipótese, pode-se apontar: como o brincar contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, favorecendo o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social, criativo e expressivo.
O trabalho teve como objetivo aprofundar conhecimentos sobre o brincar, a brincadeira e os jogos, e sua importância para o desenvolvimento da criança, tanto físico como intelectual. E como objetivos específicos, pode-se apontar: estabelecer de que maneira os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados na prática pedagógica de forma a contribuir para o desenvolvimento da criança; conhecer os objetivos desses jogos e brincadeiras que são utilizados pelo professor; investigar como as práticas pedagógicas que se utilizam dos jogos podem contribuir para o desenvolvimento da criança.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a fim de construir um referencial teórico que apresenta a importância do brincar. Foi elaborado através de pesquisa em livros, textos, artigos e documentos. Para a realização deste artigo tendo como foco o brincar no ensino/aprendizagem e a socialização de crianças na Educação Infantil.
Embasado em autores reconhecidos da área serão discutidos assuntos relacionados ao tema. Em Kishimoto discutirei a questão do brincar e seus inúmeros benefícios. Machado e Pereira abordam o brincar e sua linguagem. Friedmann fala da formação integral da criança através do lúdico. Teixeira enriquece a discussão ao apontar o brincar como um suporte eficaz para a aprendizagem. Carvalho relaciona o brincar com sentimentos e Vygotsky analisa com profundidade o tema.
2 DESENVOLVIMENTO
Brincar é qualquer atividade espontânea ou organizada que proporciona prazer, entretenimento e diversão. Quando uma criança brinca ela se relaciona e se envolve com o ambiente ao seu redor, podendo praticar e combinar suas próprias ideias e comportamentos.
Através da brincadeira são desenvolvidos o raciocínio lógico, resolução de problemas e a interação social, além da exposição e processamento de variadas emoções.
Segundo Kishimoto (2011), brincadeira “é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica” (p.24) e brinquedo “supõe uma relação íntima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de regras que organizam sua utilização” (p.20). A partir dessas definições é possível perceber que brinquedos e brincadeiras caminham juntos no universo lúdico e se relacionam diretamente com a criança.
...