TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR

Por:   •  11/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED

CURSO DE PEDAGOGIA - TURMA 08308ª

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR

DOCENTE: MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR

DISCENTES: MARINA VALGAS

THAMARA PRÁ

CAPITULO 9: MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA POSSIBILIDADE

Alfredina Nery

O texto tem como finalidade objetivar a articulação de algumas concepções e sugestões de práticas dos demais textos, na tentativa de sinalizar possibilidades cotidianas de trabalho. Partindo de uma linguagem como interação, o que acaba se associando com as diversas áreas do conhecimento. Com isso, o texto nos mostra que a Linguagem e o Poder têm andado juntos na história da humanidade, logo, ao mesmo tempo em que a palavra pode aproximar as pessoas, ela também tem o grande poder de afastá-las, sendo assim, então em relações de domínio.

A linguagem, portanto, não serve apenas para a comunicação ou suporte de pensamento, ela é principalmente o meio de interação entre os sujeitos, a linguagem é uma característica do sujeito, sendo assim, ela faz parte do processo de identidade pessoal e social de cada pessoa e por isso a escola precisa considerá-la na formação de pessoas que sejam capazes de compreender mais e melhor o mundo, inclusive transformando-o.

Com isso, o texto inicia com uma breve reflexão sobre o planejamento como um princípio e uma prática deflagradora de todo o trabalho na escola e na sala de aula e também levanta algumas possibilidades de trabalho com a formação continuada de professores.

O Planejamento Pedagógico do professor começa a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico, sendo assim, contempla desde os critérios de organização das crianças em classes ou turmas, objetivos por série ou ano, o planejamento do tempo, espaço e materiais nas diferentes atividades e seus modos de organização. Outra questão bem importante é que muitas vezes há uma negligência sobre a participação dos pais e comunidade no planejamento escolar, onde vemos que a partir deles estão suas histórias, suas profissões e seus modos de entender e agir no mundo que constituem as identidades das crianças, que são estudantes na escola.

Com isso, ao falar de planejamento, sabemos que uma questão fundamental a ser enfrentada no trabalho cotidiano é o tempo, que sempre é pouco, e por isso há uma grande necessidade de qualificá-lo didaticamente, sendo assim, deve ser sempre bem organizado de forma flexível e que possibilite a retomada dos aspectos dos conhecimentos tratados em diferentes situações didáticas. Então deve-se organizar o trabalho e o tempo didático, dando sempre oportunidade de criar oportunidades diferenciadas para cada estudante, o que pode haver um ganho significativo na formação de todos e sem excluir nenhum aluno.

Temos as Modalidades de Organização do Trabalho Pedagógico, onde as atividades discutidas levam em conta algumas possibilidades de integração/articulação entre as áreas do conhecimento não só como processo de trabalho do professor, na sala de aula, como da própria escola, como coletividade. Sendo assim há quatro modalidades destacadas: atividade permanente, sequências didáticas, projetos e atividades de sistematização.

A atividade permanente se caracteriza pelo trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal, que objetiva uma familiaridade maior com o gênero textual, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes tipos de ler, brincar, produzir textos, fazer arte e ainda tenham a oportunidade de falar sobre o que leu/viveu com os outros numa verdadeira ‘’comunidade’’. O modelo então sugere alguns momentos como: ‘’Você sabia? ”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “Vamos brincar”.

A sequência didática é um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo (a) professor (a), criando-se, assim uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Por exemplo, os planos de aulas, em geral seguem essa organização didática. Sugestões de como trabalhar com esse modelo: “Lendo fábulas”, “Brincadeiras de ontem e de hoje”.

O projeto é uma modalidade de organização de trabalho que prevê um produto final cujo planejamento tem como objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e por fim a avaliação final em função do que pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com