OS FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
Por: Camila Silva • 4/8/2019 • Resenha • 944 Palavras (4 Páginas) • 543 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PÓS-GRADUAÇAO EM PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
PROF. MRS: MARIA DO SOCORRO ROCHA
ALUNA: SUELLEM CAMILA SILVA DE SOUZA
RESUMO CRÍTICO
LUCIANA DOS SANTOS GONÇALVES PSICOPEDAGOGIA: FORMAÇÃO, IDENTIDADE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL; MATHEUS SOARES E CLÉRIO CEZAR BATISTA SENA A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR; ADRIANA OROSCO DE SOUZA E CLAUS DIETER STOBAUS PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR: A DOENÇA CRÔNICA E O LÚDICO NA INFANCIA.
BELÉM/PA
2019
A Psicopedagogia surgiu na Europa no século XIX na área médica, acreditava-se que a dificuldade de aprendizagem era porque a criança apresentava algum problema como falha no desenvolvimento cerebral, transtornos convulsivos e etc. Nessa época como ainda não existia a definição concreta de aprendizagem e de dificuldades de aprendizagem esses problemas da criança eram conhecidos como doenças mentais. E como desde o inicio os problemas de aprendizagem eram estudados e tratados por médicos, no Brasil ainda se percebe isso, por exemplo, quando uma criança tem alguma dificuldade de aprendizagem os pais levam logo numa consulta médica, mas por não terem conhecimento ou a escola não encaminhar a criança para esse profissional, acaba sendo atendidas pelo médico onde primeiramente ela deveria passar pelo psicopedagogo.
Foram criados vários Centros Psicopedagógicos para tentar compreender as dificuldades de aprendizagem das crianças, com isso surge a Formação Universitária em Psicopedagogia, na Argentina, a Universidade de Buenos Aires. Os psicopedagogos Argentinos tiveram um grande desenvolvimento na sua área de atuação quando os pacientes resolviam seus problemas de aprendizagem, mais apareciam outros problemas psicológicos e eles podiam usar instrumentos, fazer testes, prova de inteligência para diagnosticar esses problemas psíquicos, porque o Curso de Graduação com duração de 4 a 5 anos, permitia que eles usassem esses tipos de instrumentos, no Brasil somente podem fazer uso desses instrumentos os psicopedagogos que tem formação em psicologia. No Brasil a psicopedagogia existe como pós-graduação ainda não esta registrada legalmente, mais os cursos de especialização esta a cada dia se aperfeiçoando e eles podem contar com a ABPp( Associação Brasileira de Psicopedagogia) que foi criada há 38 anos.
Como psicopedagogos devemos fazer com que a criança, o jovem, o adulto, tenha o desejo intenso pelo saber, como fala o pai da psicopedagogia Jorge Visca “a aprendizagem abre o caminho da vida, do mundo, das possibilidades e ate de ser feliz”, mais para que eles tenham essa vontade de aprender e ocorra com qualidade a aprendizagem precisamos acreditar e confiar no nosso trabalho.
O psicopedagogo no contexto escolar deve ter conhecimento a respeito da escola, do Projeto Político-Pedagógico, principalmente nos conteúdos que são ensinados para melhorar o desempenho do aluno, sozinho não vai conseguir solucionar as dificuldades, mas sim, junto com a equipe pedagógica, os pais e todos os que trabalham na escola e para desenvolver seu trabalho são necessários o conhecimento, estabelecer vínculos com os alunos para poder colocar em pratica e socializar a sua atividade pedagógica.
O apoio da família é muito importante na aprendizagem do aluno, mas o psicopedagogo encontra famílias com relações conjugais com conflitos onde existe sentimento negativo, como ódio, brigas e a criança vivencia isso e acaba afetando a sua autoestima, o seu emocional é abalado e por isso ocorre a dificuldade de aprendizagem. O psicopedagogo faz reuniões com os pais juntamente com os professores, psicólogos para que a convivência familiar seja harmoniosa e também acompanhem os conteúdos que seus filhos estão tendo dificuldades para que possam ajuda-los a compreender e assim se sintam seguros e confiantes.
...