OS JOGOS E BRINCADEIRAS
Por: leeehsilva • 2/6/2020 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PEDAGOGIA
KARLA LETICIA DA SILVA PESSÔA
JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFÂCIA
ITAPIPOCA – CE
2020
TRABALHO PARA NOTA DA DISCIPLINA JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA.
ALUNA: KARLA LETICIA DA SILVA PESSÔA.
TURMA: PEDAGOGIA
Com base na leitura e compreensão da unidade I e II sobre jogos e brincadeiras na infância, responda o questionário:
01) Com base teórica defina o que é jogo?
Seguir e obedecer regras prefixadas num jogo formal e organizado leva ao desenvolvimento do indivíduo para se tornar um ser humano social, ao mesmo tempo em que seguir e obedecer regras autoimpostas num jogo aumenta o desenvolvimento do respeito próprio e o sentimento de autodomínio (Arnais, Magali Aparecida de Oliveira Jogos e brinquedos na infância / Magali Aparecida de Oliveira Arnais - São Paulo: Editora Sol, 2012).
O jogo é toda e qualquer atividade social ou cultural voluntaria que tenha alguém como jogador, e suas regras podem ser restritas ou ser livres. Por meio do mesmo, podem ser criado várias situações que envolvem equilíbrios e desafios corporais para as crianças com usos de objetos, obstáculos ou alvos. Do mesmo modo os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, cooperando para o desenvolvimento social e cognitivo da criança. E é em grupo os jogos também contribuem para desenvolver a solidariedade e a cooperação.
02) Com base teórica defina o que é brincadeira?
De acordo com Froebel (apud Brougere, 1999, p. 58‑59), debate em seus estudos relacionados a infância que o momento da brincadeira é uma ação espontânea, com características próprias e representativas dentro de seus aspectos lúdicos, sendo muito importante para o desenvolvimento dos primeiros anos de vida da criança”. (Arnais, Magali Aparecida de Olviera Jogos e brinquedos na infancia / Magali Aparecida de Oliveira Arnais - Sao Paulo: Editora Sol, 2012).
Ou seja a brincadeira é algo onde se estabelece uma relação entre o mundo interno da criança, com mundo externo. Sabemos que o brincar é colocar a imaginação para funcionar, incentivando assim a desenvolver habilidades e a busca por novas informações, pois, para a criança é mais encantador trabalhar com situações imaginarias, no qual a criança de uma certa forma se adequa a realidade, criando o espaço de aprendizagem, em que demonstra de modo emblemático, suas fantasias, desejos, medos e sentimentos.
03) Elabore um jogo ou uma brincadeira direcionada ao público da educação infantil, escolha uma idade entre 0 a 5 anos, pois é importante considerar aspectos físicos, psicossociais e intelectuais na hora de direcionar uma brincadeira ou jogo para um grupo. Descreva o passo a passo do jogo ou brincadeira escolhida, destaque o objetivo a ser alcançado, a carga horária necessária para sua realização e também comente em que momento na rotina da criança esse jogo ou brincadeira selecionada melhor se encaixa.
JOGO DA MEMORIA
Passo a Passo:
1- Misturar e distribuir os pratos descartáveis sobre uma mesa, com os desenhos virados para baixo.
2- Cada criança deve virar duas cartas buscando um par igual.
4- Se a criança conseguir encontrar dois pratos iguais à primeira, tem direito a jogar outra vez ou tentar outro par.
5- No caso da criança, virar duas cartas e que os seus desenhos não coincidam, passar a jogada.
7- Ganha o jogo a criança que reunir mais pares de cartas.
Objetivo: Desenvolve a atenção e o pensamento lógico da criança, a coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo, além de desenvolve a inteligência, favorece o desenvolvimento da atuação da memória, desenvolve diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar.
...