OS JOGOS E BRINCADEIRAS
Por: Elaine Reis • 24/11/2020 • Artigo • 4.271 Palavras (18 Páginas) • 185 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
O BRINCAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
CURITIBA/PR
2015
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
MARCELA YAMAGUTI SALLES
O BRINCAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
[pic 1]
CURITIBA/ PR.
2015
FOLHA DE APROVAÇÃO
MARCELA YAMAGUTI SALLES
O BRINCAR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
[pic 2]
Examinadores:
Prof. (Esp/Me/Dr.) ________________________________________________
Instituição:__________________________ Assinatura:__________________
Prof. (Esp/Me/Dr.) ________________________________________________
Instituição:__________________________ Assinatura:__________________
Prof. (Esp/Me/Dr.) ________________________________________________
Instituição:__________________________ Assinatura:__________________
RESUMO
Neste trabalho abordará a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem, Este trabalho tem como objetivo principal abordar o tema sobre jogos e brincadeiras mostrando o quanto são importante no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim os objetivos específicos são: analisar autores que falam sobre jogos e brincadeiras, verificar os diferentes processos de ensino e aprendizagem por meio dos jogos, apresentar a importância da formação do professor. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo bibliográfica, analisando autores que tratam do tema. Ficou evidenciado que, observando-se as características do público a ser animado, utilizam-se brincadeiras para as faixas etárias mais baixas, pequenos jogos para as faixas etárias intermediárias, e os grandes jogos para as faixas etárias mais elevadas. Constatou-se ainda que o próprio recreacionista pode utilizar uma mesma atividade em forma de brincadeira, pequeno jogo, ou grande jogo, adaptando-a ao público alvo. É preciso sempre destacar a importância da sensibilidade e da afetividade para a convivência com as crianças, possibilitando que o processo torne-se mais prazeroso.
PALAVRAS-CHAVE: Recreação. Brincadeiras. Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordará a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem.
Este trabalho tem como objetivo principal abordar o tema sobre jogos e brincadeiras mostrando o quanto são importante no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim os objetivos específicos são: analisar autores que falam sobre jogos e brincadeiras, verificar os diferentes processos de ensino e aprendizagem por meio dos jogos, apresentar a importância da formação do professor.
Os jogos e brincadeiras são muito importantes, pois trabalha com todo o corpo, tornando a criança o próprio agente de suas transformações, possibilitando o desenvolvimento psicomotor.
Este material foi elaborado com a intenção de suprir as necessidades detectadas na vivência e observação dos educandos. Surgiu na tentativa primordial de utilizar estratégias que auxiliem o aluno a se superar em algumas habilidades tendo as praticas psicomotoras mais evidenciadas, a fim de propiciar o desenvolvimento das habilidades motoras que influem diretamente no ensino - aprendizagem.
Sendo assim a eficácia no alcance das metas dependerá da ação do educador no sentido de introduzir as modificações “somando” sempre e considerando, acima de tudo, a realidade de cada grupo em ambiente escolar, igualmente com a faixa etária e dificuldade individual, utilizando deste recurso como mais um caminho para o sucesso dos alunos que é superar-se dentro de suas limitações.
Alguns autores utilizam as expressões jogos, brincadeira, brinquedo como se fossem palavras sinônimas. Para vários autores, brincar e jogar resulta num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.
É difícil estabelecer se uma atividade recreativa é uma brincadeira, um pequeno jogo, ou um grande jogo. Para classificá-la, é necessário analisar como esta atividade será desenvolvida e assim chegar a uma conclusão.
A importância de se identificar esta diferença, é que de acordo com a faixa etária que se pretende animar, pode-se escolher os tipos de atividades que serão empregadas. Ficou evidenciado que, observando-se as características do público a ser animado, utilizam-se brincadeiras para as faixas etárias mais baixas, pequenos jogos para as faixas etárias intermediárias, e os grandes jogos para as faixas etárias mais elevadas. Constatou-se ainda que o próprio recreacionista pode utilizar uma mesma atividade em forma de brincadeira, pequeno jogo, ou grande jogo, adaptando-a ao público alvo.
É preciso sempre destacar a importância da sensibilidade e da afetividade para a convivência com as crianças, possibilitando que o processo torne-se mais prazeroso.
É necessário, sem dúvida, a disposição para aceitar este desafio, onde se incluem o interesse e a motivação, a perseverança, dentre outros traços.
A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo bibliográfica, analisando autores que tratam do tema.
- A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EM SALA DE AULA.
A organização da sala de aula se faz muito importante no processo de ensino e aprendizagem, pois através dele é que o professor consegue interagir com seus alunos e propiciar que haja a interação de todo o grupo.
A forma como as carteiras estão dispostas na sala devem propiciar momentos de aprendizagem e troca entre os alunos. Assim o professor pode Utilizar-se carteiras em grupos produtivos onde envolve alunos em diferentes fases de desenvolvimento para que um possa auxiliar o outro no processo de leitura e escrita e demais atividades que são realizadas em sala de aula.
O mais importante dentro do espaço da sala de aula é a troca entre os diferentes indivíduos.
As carteiras dispostas umas atrás da outra não possibilita esta troca. Os alunos trabalham individualmente sem que haja a troca entre eles o que torna o processo menos produtivo e mais individualista.
...