Os Fundamentos da Educação e a Prática Educativa
Por: JanaGiegl • 12/1/2018 • Resenha • 639 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Centro de Educação - CE
Curso de Especialização a distância em Gestão Educacional
[pic 4]
Pólo: Tio Hugo
Disciplina: Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional.
Professor: José Iran Ribeiro
Tutora: Carla Cristina Trindade Fantinel
Acadêmico: Janaína Giehl
Data: 18/11/2017
Atividade: 1 Estudo de Texto
[pic 5]
Os Fundamentos da Educação e a Prática Educativa
Segundo o autor a disciplina têm programas exaustivos e estruturados pela forma que abrangem a totalidade de conhecimento, apresentando diferentes maneiras de interpretar a disciplina.
Pontuando que a disciplina de Fundamentos reflete o corpus teórico de suas matrizes, a Filosofia, a Psicopedagogia e a Sociologia, com suas afinidades e antagonismos. As mesmas são decorrentes do objeto comum que investigam o homem e suas diferenças residem basicamente na forma como enfocam e nos conteúdos que utilizam.
No sentido clássico a Filosofia estuda o homem na sua essência, mas que passou a ser convertida na Idade Média pelo cristianismo e sobrevive até hoje na forma de neotomismo. Já a Psicologia teve mais mudanças no decorrer no seu sentido começando pela definição de alma e após trabalhada como conduta ou comportamento. Na Sociologia teve como definição transformar o indivíduo em um ser social.
Neste sentido o autor fala sobre as várias interpretações para a palavra fundamentos, dizendo que é conhecida por poucos e intuído por todos, sendo que o conhecimento de fundamento é acessível a todos se dedicarem e desejarem encontrar.
Tendo como melhor entendimento o de Aristóteles que fala na justificação racional da coisa da qual é causa. Fundamento, portanto, é o que representa a razão de uma preferência, de uma escolha, da realização de uma alternativa antes que de outra, ou seja, o fundamento procede do múltiplo para o uno.
Neste sentido a Pedagogia deve também constituir um eixo central “corpus” do qual a educação é pensada por si mesma, ou seja, novas formas de definir as relações entre várias áreas do conhecimento e suas formas disciplinares, para contribuírem na formação humana.
Portanto os pedagogos só irão mudar o dia que se impor perante s situações que lhes são impostas, pois são herdeiros de uma bagagem invejável. Os fundamentos permitem que os docentes permeiam as reflexões realizadas no campo da didática.
Fundamento da prática docente: elemento quase invisível
O capítulo apresentou diversas tendências pedagógicas, sendo elas a Teoria Positivista, a Histórica-Crítica e Crítico-Reprodutivista ou também chamado de Dialética.
A teoria Positivista tem a sociedade como uma grande máquina, um corpo harmônico que não necessita de mudanças. Na teoria Críticos-Reprodutivistas uma oposição total ao modelo positivista negando a harmonia e a perfeição da máquina. A favor da mudança, mas considerava a escola apenas um instrumento que contribui para a manutenção. Já na teoria Histórico-Crítica vê a escola, ainda como Aparelho Ideológico do Estado, um espaço possível para luta, mas preza pelo acesso aos conhecimentos e sua compreensão por parte do educando para que este seja inclusive capaz de transformar a sociedade.
...