Os Jogos e Brincadeiras
Por: sulygeo41 • 2/10/2019 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
BARRA MANTEIGA
Conceitual
Os jogos e brincadeiras são componentes socialmente construídos, que ajudam a criança e o adolescente a entender a si mesmo e o universo cultural que o cerca. BACK (2014)
Assim sugerimos a atividade barra-manteiga que foi uma brincadeira muito popular na região Sudeste do Brasil, é simples de ser elaborada e só exige um giz para marcar o campo e 4 crianças no mínimo, a brincadeira pode ser realizada na quadra, ou um lugar amplo onde não haja obstáculos para evitar que as crianças tropecem e caiam.
Quanto as origens da brincadeira o blog “1, 2, 3, era uma vez...” afirma que não são claras, mas a letra da música indica relação com a época em que o Brasil era um país escravocrata. De acordo com o blog a pedagoga e psicóloga Azoilda Loretto da Trindade, estudiosa de questões raciais, a brincadeira tem víeis discriminatório. Em texto publicado em 2004, ela diz que “a nêga da brincadeira é uma mulher negra, logo gente, logo tem nariz e não fuça (...) não foi dito (para as crianças) que não se coloca barra de manteiga no nariz de ninguém”
Uma forma de se evitar a discriminação até mesmo com os coleguinhas de turma, pode se usar somente o trecho “ barra manteiga”, conforme descrito abaixo.
Procedimental
Inicie traçando duas linhas paralelas no chão, deixando uma distância de aproximadamente 8 metros entre elas. Divida os participantes em duas equipes.
Os jogadores devem ficar enfileirados, atrás da linha da sua equipe, com o braço esticado e a palma da mão virada para cima. Um grupo ficará à frente do outro, separados por uma distância aproximada de oito metros. Os alunos devem permanecer com as palmas das mãos viradas para cima, braços flexionados na altura da cintura. Um aluno do grupo “A” deve dirigir-se até o grupo “B” e bater com a palma de sua mão, devagar, em todas as mãos disponíveis, dizendo: “Barra, barra, barra, barra... até que, repentinamente, dá um tapa mais forte em um dos alunos, dizendo: “Manteiga” e sai fugindo dele. O aluno que recebeu o tapa mais forte sai rapidamente, perseguindo o colega do grupo adversário. Se conseguir pegá-lo, este aluno passa a fazer parte da equipe que o apanhou. Caso o aluno consiga fugir e chegue ao seu lugar sem ser pego, aquele aluno passará para o grupo “A’. O grupo que conseguir apanhar metade ou mais da metade de alunos do grupo adversário, vence. Ficar atento para que todos passem pelas funções de “fugir” e “pegar”.
Dica: Para dificultar a brincadeira, os participantes podem aumentar ainda mais a distância entre os dois grupos, e se o número de crianças for ímpar, o próprio professor pode participar da atividade. Outra sugestão caso se houver uma criança deficiente visual, esta pode ficar encarregada de cantar “barra, barra, manteiga”, e assim determinar qual criança irá correr atrás da criança da equipe adversária.
Atitudinal
É um jogo de competição, a garotada vai correr a valer e trabalhar com um novo conceito de equipe, já que durante a brincadeira todo mundo pode passar de um time para o outro, então devem atentá-los quanto as regras: O que devo fazer para não passar para equipe adversária? O que posso fazer para que a minha equipe vença?
...